Política Titulo São Bernardo
Reforma para contemplar aliados
Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
31/01/2013 | 07:06
Compartilhar notícia


O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), esticou para 90 dias o prazo para colocar em votação a reforma administrativa adiantada por ele durante anúncio da equipe de governo para o segundo mandato, no início do mês. A demora, comenta-se nos corredores do Paço, serve para Marinho projetar espaço a siglas que ficaram fora do secretariado.

Uma das possibilidades avaliadas pelo núcleo duro do Executivo é o desmembramento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo para alocar aliados descontentes. Com a mudança, o departamento de Turismo teria estrutura administrativa própria.

Dentre as legendas que esperam ser contempladas pelo chefe do Executivo estão PSB e o PCdoB. Socialistas não reclamaram publicamente do fato de serem preteridos no primeiro escalão, mas comunistas questionaram a ausência de representante na linha de frente da gestão.

Dirigentes do PSB aguardavam emplacar o ex-vereador Ary de Oliveira na Subprefeitura de Rudge Ramos - o cargo continuou nas mãos do ex-deputado Ramiro Meves (PEN). Já integrantes do PCdoB tinham como certa indicação de alguém da sigla para comandar a Pasta de Esportes, já que José Luiz Ferrarezi (PT) foi eleito vereador. Marinho preferiu, no entanto, oferecer a secretaria para José Alexandre Pena Devesa.

Além de contemplar representantes de PSB e PCdoB, Marinho cogita acolher aliados que não obtiveram vitória nas urnas em outubro. Casos de Giba Marson (PTB), Edinho Montemor (PDT) e Laurentino Hilário (PDT).

Ex -secretário de Gestão Ambiental, Giba deixou o comando da Pasta em março de 2012 para tentar retornar ao Legislativo, mas não teve sucesso na empreitada, conquistando apenas 2.345 votos. O ex-deputado estadual, que saiu do PV e migrou para o PTB, não retornou à Pasta depois do pleito.

Montemor, ex-deputado federal, e Laurentino, ex-vereador, também fracassaram na tentativa de retornar à Câmara de São Bernardo. Apesar do peso político histórico, os pedetistas foram preteridos na escolha da equipe de governo do segundo mandato de Marinho. Ambos, porém, devem ser agraciados com cargos de destaque no Executivo.

 

ÚNICA CONFIRMAÇÃO

Ainda não há detalhes do projeto da reforma administrativa, mas o prefeito adiantou que a Secretaria de Obras será extinta e que suas atribuições ficarão divididas entre as Pastas de Serviços Urbanos e Planejamento Urbano, chefiadas por Tarcísio Secoli e Alfredo Buso, respectivamente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;