Política Titulo Votação em bloco
PTB estadual enquadra Rautenberg em Sto.André
Por Bruno Coelho
Do Diário do Grande ABC
30/01/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Após contrariar a direção do PTB de Santo André na eleição para presidência da Câmara, o vereador Roberto Rautenberg recebeu o recado de forma direta da direção estadual do partido. Representando o mandatário paulista da agremiação, o deputado estadual Campos Machado, o primeiro secretário Carlos Thadeo expressou que não serão mais toleradas quaisquer decisões individuais que não sejam deliberadas pela bancada petebista.

A determinação ocorreu durante encontro dos integrantes do diretório municipal do PTB, na qual serviu para prorrogar o mandato provisório da ex-vice-prefeita da cidade Dinah Zekcer no comando da sigla.

"Há o direcionamento de que (o partido) não vai permitir comportamento isolado. A bancada do PTB em Santo André será oposição (ao governo do prefeito Carlos Grana, do PT)", confidenciou o vereador Ailton Lima (PTB).

O enquadramento foi forçado devido à adesão isolada de Rautenberg à chapa encabeçada José Montoro Filho, o Montorinho (PT), para a chefia do Legislativo, no pleito interno do dia 1º. Deixando de lado a rivalidade histórica entre petistas e petebistas nas eleições andreenses, o vereador votou no postulante do PT, gerando indisposição com restante da bancada do PTB, composta também por Luiz Zacarias e Edson Sardano. Os petebistas fecharam com Donizeti Pereira (PV).

Logo após o incidente, Dinah chegou a declarar que o novato na Câmara deveria seguir alinhado com os colegas de bancada. Cogitou-se até encaminhá-lo ao conselho de ética do partido.

O cenário só não ficou pior para Rautenberg dentro da cúpula petebista pela vitória do verde, que de última hora arrebatou os dois votos do bloco do PDT, Cosmo do Gás e Lobo. Donizeti conseguiu a adesão de 11 vereadores contra nove sufrágios de Montorinho.

Por enquanto, a direção municipal do PTB não pensa em punir Rautenberg por considerá-lo novato no meio partidário. No entanto, com a sigla reafirmando papel opositor à gestão de Grana, o vereador terá de lidar com situação delicada, uma vez que possui relação de próxima com integrantes do PT e, inclusive, já foi visto nos corredores da Prefeitura.

Rautenberg não retornou aos contatos do Diário.

 

EXECUTIVA MUNICIPAL

Há oito anos no comando do partido, Dinah Zekcer recebeu o aval de Campos Machado para seguir no posto de presidente da agremiação em Santo André. O ex-prefeito Aidan Ravin fica na função de vice-presidente. A novidade é a inclusão dos quatro vereadores na executiva municipal, composta por 11 integrantes.

No momento, não há previsão de quando será feita a convenção municipal para designar a direção definitiva do partido, mas a expectativa interna é que a composição do diretório não se altere depois do processo.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;