Política Titulo Diadema
Lauro faz primeiras ações para prevenção de chuvas

Prefeito de Diadema nomeia Defesa Civil e prorroga plano de risco

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
04/01/2013 | 07:10
Compartilhar notícia


O prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), nomeou José Peres dos Santos, conhecido como Pé Vermelho, para comandar a Defesa Civil. O verde também prorrogou contrato com a empresa Regea Geologia e Estudos Ambientais para a produção do Plano Municipal de Redução de Riscos. Foram as primeiras ações do novo chefe do Executivo diademense para prevenção contra o período de chuvas.

Pé Vermelho é funcionário de carreira da administração municipal. Ganhou destaque na gestão de José Augusto da Silva Ramos (PSDB), entre 1989 e 1992, quanto atuava na Secretaria de Serviços Urbanos. Trabalhou no setor de paisagismo do Paço nos governos de José de Filippi Júnior (PT), Gilson Menezes (PSB) e Mário Reali (PT). Até o ano passado era coordenador da Defesa Civil.

Ontem, Lauro autorizou a prorrogação contratual com a Sustentare Serviços Ambientais, que desde 2008 executa serviços de coleta de resíduos sólidos domiciliares, comerciais, de Saúde e outros serviços de limpeza. Pelo aditamento do acordo, a empresa passará a receber R$ 10,3 milhões, quase R$ 200 mil a mais pelo dispositivo vigente.

"Não quero fazer nenhum contrato emergencial. Vamos trabalhando com o que temos em mãos", disse o prefeito. Ele alegou temer punições do TCE (Tribunal de Contas do Estado) caso firme acordos sem licitação. "Tenho de ter muita cautela neste momento."

 

NOMEAÇÃO E CRÍTICAS

Lauro foi nomeado ontem como conselheiro fiscal da APM (Associação Paulista de Municípios), entidade estadual que conta com 145 cidades. Segundo o chefe do Executivo diademense, seu trabalho na instituição será brigar pelo aumento do repasse de tributos do Estado e da União.

"Os municípios produzem as riquezas e os Estados e o governo federal não repassam tudo que foi gerado nas cidades", contestou o verde, que também executará serviços de assistência jurídica na APM. O posto de conselheiro fiscal era ocupado por Francisco Leoni Neto, ex-prefeito de Bariri, e Ângelo Alberto Fornasaro Melli, ex-vice-prefeito de Osasco.

Pela manhã, o verde terminou de percorrer repartições públicas administrativas, atividade iniciada na quarta-feira, primeiro dia de trabalho no Paço. Ontem ele visitou o banco de alimentos, a Central de Atendimento, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e alguns almoxarifados que atendem às Pastas de Educação e Saúde. E voltou a reclamar da situação encontrada. "Terei muito trabalho a fazer."

Na quarta-feira, o chefe do Paço reclamou de problemas estruturais na Prefeitura, como infiltrações e falta de produtos de limpeza na sede do governo. A partir da semana que vem Lauro pretende andar por escolas municipais, UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e hospitais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;