Cultura & Lazer Titulo Na região
Filarmônica de São Caetano
abre temporada 2014

Orquestra se apresenta hoje e amanhã no
Teatro Paulo Machado de Carvalho

Por Vinícius Castelli
08/03/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A região recebe no fim de semana a nova temporada de concertos da Orquestra Filarmônica de São Caetano. A abertura será no Teatro Paulo Machado de Carvalho, em São Caetano. A orquestra se apresenta hoje às 20h30, e amanhã, às 19h30. A entrada é gratuita.

Criada em 1991 e com regência do maestro Sérgio Assumpção, à frente do conjunto desde 2009, a formação sobe ao palco munida de 54 músicos e de repertório – que tem sido ensaiado desde meados de fevereiro – ilustrado por peças como Abertura Egmont, de Beethoven, e Sinfonia n.6 – ‘Patética’, de Tchaikovsky.

“A cada mês preparamos um novo repertório, que tem sido levado ao palco em dois concertos gratuitos, durante os meses de março a dezembro, portanto temos normalmente dez programas distintos em 20 concertos”, conta o maestro. Além disso, a orquestra realiza anualmente cerca de 20 concertos didáticos nas escolas da rede pública da cidade.

Para a temporada de 2014, as performances apostam em repertório erudito, sempre com comentários e observações. “Em nossos concertos a execução das obras sempre é precedida por um breve comentário, que busca elucidar o contexto histórico em que a obra e o compositor se inserem, bem como a corrente estética que ampara as criações”, afirma.

Ele conta que nos concertos tem percebido mais presença de jovens e de pessoas de todas as classes sociais “A ideia de que a música erudita é para gente idosa ou para as elites está ultrapassada, não se sustenta.”

“Planejamos um ano repleto de concertos e obras maravilhosas, esperando contar sempre com a participação do público. Concertos ao ar livre estão em nossa mira de alça em 2014.”

Orquestra Filarmônica de São Caetano – Concerto. Hoje, a partir das 20h30, amanhã, às 19h30. No Teatro Paulo Machado de Carvalho – Alameda Conde de Porto Alegre, 840. São Caetano. Grátis.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;