Internacional Titulo
China nao comenta detençao de suposto 'cientista espiao'
Do Diário do Grande ABC
13/12/1999 | 13:46
Compartilhar notícia


O governo chinês nao se pronunciou esta segunda-feira, após a detençao do cientista norte-americano de origem taiwanesa, Wen Ho Lee, três dias depois de sua detençao, nos Estados Unidos, por uma suposta entrega de segredos norte-americanos à China.

Alguns jornais publicam uma informaçao da agência Nova China, anunciando a detençao de Lee, na sexta-feira. Ele teria transferido segredos nucleares por meio de seu computador pessoal, quando estava empregado como pesquisador num laboratório nuclear de Los Alamos (Novo México). ``Quando se quer acusar alguém, nao é difícil encontrar provas', diz o jornal de Shanghai, Wenhui Bao, que reúne comentários de sino-norte-americanos que denunciam o clima antichinês que reinaria em Washington.

No final de maio, a China havia desmentido categoricamente as conclusoes de um informe do Congresso norte-americano, que acusava a China de ter roubado segredos nucleares dos Estados Unidos desde os anos 80. Pequim havia denunciado que esse informe estava contaminado pelo racismo.

Na ata de acusaçao, Lee nao foi acusado de espionagem, já que os fiscais nao contam com evidências suficientes de que o cientista tenha entregue deliberadamente informaçoes secretas à China ou a outra potência estrangeira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;