Cultura & Lazer Titulo
Basílica de São Pedro comemora 500 anos com cartas de Michelangelo
Da AFP
21/04/2006 | 16:19
Compartilhar notícia


Várias cartas inéditas de Michelangelo e a maquete feita pelo famoso artista renascentista para o projeto da cúpula da basílica de São Pedro estão entre as obras que serão expostas por ocasião do quinto centenário da fundação do maior templo cristão do mundo.

A exposição, que será inaugurada em 3 de outubro, no Vaticano, apresentará um fragmento da antiga igreja do século IV, que foi destruída no início do século XVI para dar lugar à grandiosa basílica, considerada "a igreja dos Papas".

Entre as 70 obras que serão expostas estão vários manuscritos inéditos e desenhos de grandes artistas da época que contribuíram para a construção da basílica.

A maquete em madeira com a espetacular cúpula foi feita por Michelangelo em 1558, seis anos antes de sua morte, em 1564, quando o templo ainda estava inacabado.

Em suas cartas, o mestre florentino pede apaixonadamente às autoridades do Vaticano para que sua obra seja completada e seu projeto, respeitado.

"Dei a alma por esta basílica e para a glória do Senhor, peço que não seja transformada", escreveu dois anos antes de morrer, em uma carta testamento publicada nesta sexta-feira no jornal La Repubblica.

Michelangelo Buonarroti (1475-1564), autor dos afrescos da Capela Sistina e reconhecido escultor, foi escolhido aos 72 anos pelo papa Paulo III como arquiteto da basílica.

O artista dispendeu uma fortuna em seu trabalho e pediu em várias cartas que lhe enviassem os recursos prometidos para adquirir os materiais necessários e pagar os operários.

A primeira pedra de São Pedro foi assentada em 18 de abril de 1506 pelo papa Júlio II, mas passou mais de um século até que a obra fosse completada. A imponente colunata de Bernini, que cerca a esplanada, foi agregada posteriormente, entre 1657 e 1666.

Conta a lenda que a basílica foi construída no mesmo local onde foi enterrado Paulo, o fundador da Igreja e primeiro pontífice da História.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;