Automóveis Titulo
Paixão por pequenos
Anelisa Lopes
Do Diário do Grande ABC
11/01/2006 | 08:44
Compartilhar notícia


O publicitário Marcelo Leduino dos Santos, 34 anos, de São Bernardo, trabalha em um escritório repleto de miniaturas. Os mais de mil carrinhos fazem parte de uma paixão que começou em outubro de 2004, quando ele foi comprar duas miniaturas para presentear o sobrinho da namorada.

No início, o interesse foi somente pelos furgões, mas com o tempo, até réplica banhada a ouro entrou para a coleção, que hoje soma aproximadamente 1.200 modelos.

"Eu compro miniaturas ao menos três vezes por semana", conta, referindo-se às preciosas aquisições feitas nos shoppings ou pela internet. "Muitas delas eu encomendo do exterior, principalmente dos Estados Unidos".

Como a coleção cresce a cada dia, Santos não mantém uma linha específica de modelo, mas suas preferências são pelos carros Nascar, de corrida, e pelos Hot Rods, réplicas de veículos americanos dos anos 60 com motor apimentado.

A coleção está exposta em diversas prateleiras, fechadas por portas de vidro para evitar o acúmulo de poeira. Muitas delas ainda estão em caixas e as repetidas ficam nas embalagens.

O publicitário ainda desmonta miniaturas para criar outras. "Quando meus amigos colecionadores estão com algum modelo danificado, eu também faço a restauração", conta.

Algumas miniaturas são de séries especiais com poucas unidades. Um exemplo é o caminhão banhado a ouro, avaliado em R$ 400 e que faz parte de uma linha limitada de mil exemplares no mundo todo. "O mais raro de todos, no entanto, é um Hot Rod que pertence a uma série de 500 unidades", avalia.

Segundo Santos, as miniaturas mais difíceis de serem encontradas são as que vêm em latinhas redondas, chamadas de show-case. "Meu sonho é conseguir os show-cases de todos os modelos da Nascar."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;