Internacional Titulo
Arabes defendem suspensao do embargo contra o Iraque
Por Do Diário do Grande ABC
22/01/1999 | 11:12
Compartilhar notícia


Os chefes das diplomacias árabes, que se reúnem este domingo no Cairo, defenderao a suspensao do embargo contra o Iraque, ao mesmo tempo que exigirao que Bagdá respeite a soberania do Kuwait, informou nesta sexta-feira um alto responsável da Liga Arabe.

O pedido iemenita de realizar uma reuniao de cúpula árabe poderá ser discutido durante o encontro de domingo, mas nao será tomada qualquer decisao a respeito, segundo fontes diplomáticas árabes. Dezoito dos 22 membros da Liga Arabe estarao representados a nível ministerial. Somente o Líbano, o Sudao, a Somália e as ilhas Comores estarao representados a um nível inferior, segundo uma fonte autorizada da Liga.

Durante a reuniao será discutido um projeto de resoluçao, cujas grandes linhas foram elaboradas em reunioes anteriores dos chefes da diplomacia egípcia, síria, saudita, iemenita e omanesa. O projeto pede ao Iraque que se comprometa a respeitar as resoluçoes do Conselho de Segurança, a soberania do Kuwait e a delimitaçao de suas fronteiras e ao Conselho de Segurança que suspenda o embargo imposto ao "povo iraquiano" para aliviar seus sofrimentos.

O projeto condena explicitamente os ataques norte-americanos-britânicos de dezembro passado contra o Iraque, afirmando a "necessidade de respeitar as resoluçoes do Conselho de Segurança e a recusa de qualquer açao militar sem um mandato do Conselho de Segurança", segundo a mesma fonte.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;