Esportes Titulo
Santos vence e segura técnico
Divanei Guazzelli
Da Redaçao
28/04/2000 | 00:37
Compartilhar notícia


   Com um gol de Valdo, em cobrança de falta, aos 46 minutos do segundo tempo, o Santos venceu o Coritiba por 1 a 0, nesta quinta à noite, no estádio Couto Pereira, em Curitiba, pela Copa do Brasil. Com o resultado, que afasta por enquanto o risco de saída do técnico, Carlos Alberto Silva, a equipe santista joga pelo empate na partida de volta, quarta-feira, na Vila Belmiro, para continuar no torneio. Além do gol no final, o Santos foi favorecido pelo pênalti que o Coritiba desperdiçou aos 41 minutos, num chute para fora do meia Leandro Tavares.

O Santos já estava consciente das dificuldades que enfrentaria em Curitiba. Com apoio da torcida, e uma equipe bem estruturada taticamente pelo técnico Lori Sandri, o Coritiba procurou a iniciativa do jogo, e teve mais tempo de posse de bola nas situaçoes ofensivas. Leandro Tavares e Joao Santos, principalmente o primeiro, eram os responsáveis pela criaçao das jogadas de ataque. Além disso, Leandro Tavares também preocupava o Santos por causa do seu aproveitamento nas cobranças de faltas.

Mesmo assim, o Coritiba nao conseguiu superar a bem posicionada defesa santista, o que compensava alguns erros de marcaçao do meio-campo e as poucas finalizaçoes dos atacantes. Porém, ao contar com Rincón, que na véspera havia enfrentado a altitude de La Paz, no início da tarde, no jogo da Colômbia com a Bolívia, o Santos impunha respeito no confronto de meio-campo. No intervalo, o próprio Rincón admitia que era possível voltar para o segundo tempo. "Estou me sentindo bem", resumiu.

A falta de agressividade que o Santos mostrou no primeiro tempo, com raras finalizaçoes, continuou no segundo. Para complicar, o apoio do lateral-esquerdo Rubens Cardoso nao proporcionava seqüências perigosas para o Coritiba, e a articulaçao de jogadas do meio-campo era dificultada pela discreta atuaçao do meia Valdo. Em compensaçao, a defesa santista mantinha o controle necessário sobre o ataque paranaense.

Aos 24 minutos, o técnico Carlos Alberto Silva substituiu Valdir por Deivid na expectativa de que acabassem os problemas do setor ofensivo. Como os problemas do Coritiba pareciam ser os mesmos do adversário, Lori Sandri substituiu Joao Santos e Marquinhos por Anderson e Marcel, respectivamente.

Apesar da má atuaçao, o Santos teve sorte e competência no final. Sorte por causa do pênalti de Claudiomiro em Anderson, aos 40 minutos, que Leandro Tavares chutou para fora. A competência ficou por conta da cobrança de falta de Valdo, aos 46, que definiu a vitória santista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;