Setecidades Titulo
‘ABC dos Bairros’ incentiva emprego
Adriana Ferraz
Do Diário do Grande ABC
21/04/2006 | 10:13
Compartilhar notícia


Quem quer conseguir um emprego pode dar os primeiros passos nesse sentido no domingo, na próxima edição do ABC dos Bairros, em Ribeirão Pires, que disponibilizará um balcão de oportunidades e serviços de emissão de carteira de trabalho e confecção de currículo. O projeto é uma iniciativa do Diário em parceria com Prefeituras e empresas privadas.

Nesta terceira edição do programa, no Jardim Caçula, a comunidade também poderá participar de um conjunto de ações integradas que visam promover cultura, esporte, saúde, lazer e cidadania. Mas, a pasta de Promoção Social da Prefeitura aposta mesmo suas fichas no atendimento especial ao desempregado, que terá chance de ter o currículo elaborado por voluntários treinados, além de cadastrar dados no balcão de empregos. As atividades ocorrem a partir das 9h, em duas escolas públicas do bairro.

Segundo o secretário de Promoção Social, Eduardo Nogueira, a apresentação de um currículo profissional é uma das maiores dificuldades encontradas pelos trabalhadores mais carentes na hora de procurar emprego. “Durante o domingo, daremos a devida orientação aos moradores e faremos, também, o encaminhamento das vagas”, diz.

Já para ter a carteira de trabalho, o interessado deve apresentar foto recente (3x4), RG e certidão de nascimento, ou, dependendo do caso, certidão de casamento ou averbação de divórcio. O secretário Nogueira ainda destaca os serviços que serão oferecidos pelos advogados da OAB. “A população terá a rara chance de receber orientações de profissionais gabaritados sobre assuntos diversos que fazem parte de seu cotidiano. Questões como pensão alimentícia e divórcio, por exemplo”, diz.

Dúvidas sobre direitos do consumidor também serão esclarecidas pelos representantes e técnicos do Procon. Segundo o responsável pela Promoção Social de Ribeirão Pires, todas as ações populares são positivas. “O ABC dos Bairros é prova de que a sociedade brasileira está precisando ter exemplos de órgãos que se preocupam em esclarecer, instruir e participar dos problemas da comunidade. Isso é resgatar valores de cidadania”, completa Eduardo Nogueira.

Segundo o coordenador geral do evento, Raphael Pinheiro Volpi, o projeto foi idealizado para atender toda a família. “Dessa maneira, precisamos oferecer, além de atividades culturais e esportivas, ações de cunho social. É neste quesito que a pasta da promoção atua, com serviços diretos à população”, raciocina.

Cartão do Cidadão – Emitido pela CEF (Caixa Econômica Federal), o cartão do cidadão é mais um serviço disponível à comunidade do Jardim Caçula no próximo domingo. O cartão é um documento social que permite acesso fácil a informações relativas a fundo de garantia, abono salarial, seguro-desemprego, recebimento de benefícios do governo, como o Bolsa Família e o Renda Cidadã, entre outros programas.

Além de garantir maior segurança para o usuário, já que a identificação inclui uso de senha pessoal, o cartão também garante maior praticidade, pois pode ser utilizado em todas as agências bancárias da Caixa, terminais de auto-atendimento e casas lotéricas. O serviço também pode ser acessado via celular ou por meio da internet. De acordo com a gerente de relacionamento da agência da CEF de Ribeirão Pires, Sheila Silva Castilha, todas as pessoas podem requerer o documento. “Basta apresentar o cadastro do PIS e PASEP (no caso de trabalhadores registrados) ou NIS e NIT (para pessoas inclusas em programas sociais do governo). A pessoa interessada também deve levar o RG e a carteira de trabalho”, explica.

A lista de serviços oferecida pelo banco ainda inclui informações e orientações sobre financiamento habitacional, consórcio imobiliário e aquisição de material para construção e reforma. A CEF oferece linhas de crédito de até R$ 7 mil para quem pretende reformar ou ampliar seu imóvel. “Esse serviço deve chamar muita atenção da população do Jardim Caçula. Trata-se de um programa de cunho extremamente popular, que facilita a vida dos mais carentes”, completa Sheila Castilha.

Os interessados terão acesso a simulações de acordo com cada faixa salarial. Para a gerente da agência, Olga Bacha, o projeto serve, também, para deixar a população a par das possibilidades oferecidas pelos programas. “O financiamento oferecido pela Caixa para a compra de material de construção precisa ser amplamente divulgado”, declara.

O ABC dos Bairros tem apoio da Real Food e patrocínio da ComGás. Domingo, a partir das 9h, nas escolas EE Farid Eid e EM Hebert José de Souza, ambas na Rua Fagundes Varela, Jardim Caçula.

Programação

Atividades serão no próximo domingo, em duas escolas de Ribeirão Pires situadas no Jardim Caçula, das 9h às 16h

EE Farid Eid
Rua Fagundes Varela, 25
- Emissão de carteira de trabalho.
- Emissão do cartão do cidadão.
- Elaboração de currículo.
- Balcão de empregos.
- Corte de cabelo.
- Orientação jurídica – posto do Procon.
- Orientação odontológica.
- Medição de diabetes.
- Medição de pressão arterial.
- Atendimento na área de Oftalmologia.
- Sala de Fonoaudiologia.
- Cálculo do IMC (Índice de Massa Corpórea).
- Programa de combate à desnutrição infantil.
- Atividades esportivas.

EM Hebert José de Souza
Rua Fagundes Varela, 35
- Jogos e brincadeiras.
- Contador de histórias.
- Cinema infantil.
- Pintura facial.
- Jogos de tabuleiro.
- Cama elástica.
- Atividades diversas de recreação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;