Setecidades Titulo
Dois Cesas são alvo de vandalismo
Por Rodrigo Cipriano
Do Diário do Grande ABC
21/01/2006 | 07:49
Compartilhar notícia


Menina dos olhos da atual administração da Prefeitura de Santo André, algumas unidades dos Cesas (Centros de Educação de Santo André) são alvo constante de vandalismo. Paredes pixadas, telas cortadas. O mal uso do equipamento é uma tônica que, segundo usuários, se acentua ainda mais nas férias de verão. Nesse período, a principal freqüência nos Cesas passa a ser de moradores da comunidade e não estudantes.

No Cesa do Parque Novo Oratório, a piscina chegou a ser invadida na última segunda-feira e precisou ser interditada para limpeza. "O pessoal entrou de roupa e tudo. Tinha gente até de calça jeans dentro da água e ninguém fazia nada. No dia seguinte, tiveram de limpar tudo", afirmou a professora Fátima Aparecida Peres de Araújo, 41 anos. Mãe de uma menina de 8 anos, estudante do Cesa, ela teme que o uso incorreto dos equipamentos prive a filha de utiliza-los quando for reiniciado o ano letivo na rede municipal.

"Para nós, isso aqui é um clube. Não é justo que as pessoas quebrem tudo. Nesse dia, fizeram um buraco na tela para poderem entrar na piscina. Tinha criança, velho, tudo. Não era só molecada", disse Fátima Araújo.

No Cesa Cata-Preta, parte da cobertura de uma quadra desabou no início do ano. Revoltados, moradores do bairro chegaram a atirar pedras contra as telhas que ainda restavam no alto da estrutura. "Quando essa telha caiu quase acertou uma criança. Ficou todo mundo revoltado. E olha para cima. Tem mais um monte de telhas que estão quase caindo", afirmou Peterson Alves dos Santos, 18 anos. Por lá, os problemas não se resumem à cobertura. Uma das torneiras foi quebrada e jorra água ininterruptamente e a caixa d'água, que já foi alvo de reportagem do Diário em agosto do ano passado, ainda apresenta vazamentos.

Com relação a caixa d'água, a Prefeitura de Santo André diz que está em contato com a empresa responsável pela obra para que o reparo seja feito. Com relação aos demais problemas, a administração "enviará técnicos ao local para verificar a situação". Para evitar a má utilização dos equipamentos do Cesa, o município diz que a Guarda Civil Municipal faz rondas nos centros. A periodicidade das vigilias, no entanto, não foi revelada.

Verão – Durante as férias, os Cesas ficam abertos de terça-feira a domingo, das 8h às 19h. O acesso aos espaços é livre.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;