Nacional Titulo
CNBB pede perdao aos índios em nome da Igreja
Por Do Diário do Grande ABC
26/04/2000 | 11:53
Compartilhar notícia


A chuva nao impediu a presença de centenas de pessoas na missa comemorativa pelos 500 anos do descobrimento do Brasil, na praia de Coroa Vermelha, em Santa Cruz de Cabrália, na Bahia. Na cerimônia, presidida pelo cardeal Angelo Sodano - secretário de Estado do Vaticano e enviado especialmente pelo papa Joao Paulo II -, o presidente da Conferência Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Jayme Chemello, pediu perdao aos índios e aos negros em nome da Igreja Católica, abordando a discriminaçao contra os grupos. "Nao podemos jamais esquecer dos índios. Queremos pedir perdao ao índio e à raça negra pelos anos de escravidao", disse.

A celebraçao, que começou por volta das 9h, teve mais de duas horas de duraçao e contou com a presença de 500 bispos, entre eles D. Carlos Filipe Ximenes Belo, de Timor Leste, Prêmio Nobel da Paz em 1996. O vice-presidente, Marco Maciel, compareceu representando o Governo Federal. Ao final da cerimônia, uma forte chuva caía sobre Coroa Vermelha, mas a cantora baiana Daniela Mercury conseguiu segurar os participantes, encerrando a missa com a interpretaçao de "Ave Maria".

A missa, que foi transmitida para 107 países, aconteceu ao ar livre, num altar montado diante da praia, no recém-inaugurado Sítio Histórico de Coroa Vermelha. A cerimônia foi realizada no mesmo local que o frade franciscano Henrique de Coimbra, capelao da frota de Pedro Alvares Cabral, celebrou a primeira missa em terra brasileira, no dia 26 de abril de 1500. Foi também ali que, na semana passada, a Tropa de Choque da Polícia Militar da Bahia reprimiu grupos de índios e de negros que pretendiam fazer uma manifestaçao de protesto paralela às celebraçoes oficiais do Descobrimento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;