Diarinho Titulo História
Sinônimo de muita sorte
Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
08/04/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Azar? Que nada! No Antigo Egito os gatos davam sorte. Há milhares de anos, os egípcios os idolatravam. Tinham até uma deusa com a forma do bicho: Bastet, que representava os poderes do sol e protegia a grávidas. Depois também foi associada à lua.

Por serem respeitados na época, as pessoas deixavam os felinos em casa e lhes davam muita atenção. Quando morriam, eram mumificados como os humanos. Havia até necrópoles (tipo de cemitério) só para eles.

Na Pérsia Antiga acreditava-se que o gato preto era um espírito bom enviado à Terra para fazer companhia ao homem durante sua jornada. Se alguém o maltratasse, estaria prejudicando a si mesmo.

Na Inglaterra, no século 17, o rei Charles I dizia que seu gato preto trazia sorte. Por isso, o vigiava o tempo inteiro com medo de perdê-lo. Já na Pensilvânia, nos Estados Unidos, colocavam um bichano preto em berço vazio para garantir que os recém-casados teriam filhos. Mulheres de marinheiros os mantinham em casa para impedir que ocorressem desastres no mar.

Atualmente, ainda há lendas que tornam o animal amuleto. Na França, dizem que quem encontra um pelo branco em gato preto terá sorte para o resto da vida. Acredita-se também que ouvi-lo espirrando é sinal de que algo bom vai acontecer.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;