Contexto Paulista Titulo
De volta à universidade

Em 2010, 11% dos universitários do País, a maioria do Sudeste, já eram formados e estavam fazendo uma segunda graduação.

Wilson Marini
17/01/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


Em 2010, 11% dos universitários do País, a maioria do Sudeste, já eram formados e estavam fazendo uma segunda graduação. Luiz Gonzaga Bertelli, presidente executivo do Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola) e diretor da Fiesp, tem uma explicação: o mercado competitivo no eixo São Paulo-Rio, que forma, com o interior paulista, a região com o maior número de empregos da economia formal.

Reciclagem de conhecimento

"Com o desenvolvimento da tecnologia, os profissionais, mesmo empregados, precisam evoluir para acompanhar os avanços. O que é novidade hoje pode envelhecer em um curto espaço de tempo. Quem se formou há dez anos é obrigado a voltar a estudar, seja num curso regular, seja como autodidata, para se reciclar, sob o risco de ser excluído das melhores oportunidades ou do próprio mercado de trabalho por não dominar as novas técnicas", pontua Bertelli. Dos estudantes que estão na segunda graduação, 30,1% têm mais de 40 anos, faixa etária bem mais avançada do que aqueles que entram para a primeira graduação, em torno de 20 anos.

Visão holística

A clássica divisão em três grandes áreas - exatas, humanas e biológicas - já não faz mais sentido, segundo ele, pois as disciplinas hoje se intercruzam. O profissional completo precisa ter noções de várias áreas de atuação. "Essa é hoje uma exigência das empresas e os trabalhadores já graduados conscientes da nova realidade buscam complementar as disciplinas que não dominam".

Alerta global

O aquecimento global existe, mas não é decorrência da atividade humana. A tese é de Felipe Bottini, consultor especial do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas. Para ele, após a Revolução Industrial o acúmulo de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera foi acelerado em 4.142 vezes em relação ao processo natural ao longo de milhares de anos.

Desequilíbrio

"Não precisamos ser especialistas para perceber que há um tremendo desequilíbrio e, ainda que não tenhamos conhecimento das consequências em detalhes, não é nada prudente não tomar o cuidado de reduzir drasticamente as emissões e, menos ainda, perder tempo na agenda da contestação dos fatos", alerta Bottini.

Resgate histórico - 1

A Assembleia Legislativa preserva a maior parte da documentação que produziu desde 1828, quando foi instalado o Conselho Provincial de São Paulo. São milhões de páginas com documentos que tratam dos mais variados assuntos envolvendo os municípios paulistas - fonte riquíssima para historiadores e jornalistas.

Resgate histórico - 2

Os papéis estão sendo gradualmente digitalizados, trabalho que poderá levar anos para ser concluído. Para marcar a transição para a era eletrônica, o órgão iniciou a publicação de série sobre as cidades do interior paulista, começando por Ribeirão Preto.

Doação de remédios

Aguardando redação final da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, projeto de lei do deputado estadual José Candido (PT - morto em 2012) institui no Estado o programa Doe Seu Medicamento. O objetivo é incentivar e captar doações de medicamentos e promover sua redistribuição por meio de hospitais da rede SUS, Unidades Básicas de Saúde e entidades assistenciais sem fins lucrativos.

Arte no Interior

Botucatu será o primeiro município do interior paulista a ter uma pinacoteca. A unidade será instalada no antigo prédio do Fórum local e exibirá obras de pintores como Volpi, Almeida Júnior, Tarsila do Amaral e Anita Malfatti. O Estado repassará R$ 11 milhões e as obras serão concluídas em 2014. Para o prefeito João Cury Neto, a pinacoteca colocará o município na rota cultural do País. "Terá a mesma grandeza do Museu de Arte de São Paulo (Masp), diz ele.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;