Economia Titulo
Indústria faz Ipea elevar estimativa do PIB neste ano
Por
31/08/2005 | 00:10
Compartilhar notícia


A indústria vai crescer mais que o esperado este ano. A cni (Confederação Nacional da Indústria) reviu de 4,5% para 5% a estimativa de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) da indústria em 2005, puxado pela perspectiva de queda na taxa de juros a partir de setembro e pelo desempenho do setor exportador.

"Esse resultado (5%) já será surpreendentemente bom por tudo o que aconteceu neste ano", afirmou o presidente da CNI, Armando Monteiro Neto. Por causa do desempenho positivo da indústria, o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) também vai refazer para cima suas contas sobre o desempenho do PIB nacional neste ano. Atualmente, o Ipea projeta crescimento de 2,8%.

Monteiro Neto afirmou que, embora a demanda interna não seja muito forte, a queda da inflação trouxe ganhos de renda ao trabalhador, o que, combinado com a expansão do crédito consignado, sustentou a demanda por bens de consumo. Monteiro Neto disse ainda que será uma "decepção, e até injustificado" se o Copom não iniciar a trajetória de queda de juros já em setembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;