Esportes Titulo Chega!
Tabu é desafio do
Azulão na estreia

O São Caetano recebe a Ponte Preta com a missão de
quebrar jejum de um ano e meio sem vitória diante do rival

Por Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
22/01/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Disposto a fazer campanha que nem de longe lembre a do ano passado, quando passou algumas rodadas entre os últimos, o São Caetano recebe a Ponte Preta na estreia de ambos no Campeonato Paulista com a missão de quebrar jejum de um ano e meio sem vitória diante do rival. O último trunfo, por 2 a 1, foi no segundo turno da Série B do Brasileiro de 2010.

No Estadual do ano passado, o Azulão não foi além de dois empates sem gols, na primeira fase e na semifinal do Torneio do Interior. Neste último, foi eliminado nos pênaltis (4 a 1). Já pela Série B 2011, outra igualdade (1 a 1) e uma vitória da Macaca (1 a 0).

É consenso no clube que, com a manutenção do técnico Márcio Araújo, de boa parte do elenco e a chegada de reforços - 12 foram contratados -, a equipe não vai repetir a campanha quase que desastrosa de 2011.

"Temos que tirar lições do que aconteceu. Não tivemos bom início e algumas coisas não encaixaram. Mas depois quase chegamos à final do Torneio do Interior. Tenho certeza de que neste ano a história será diferente e brigaremos para ficar entre os primeiros colocados", disse o volante Augusto Recife, após analisar os reforços e o trabalho desenvolvido na pré-temporada, em Águas de Lindóia.

Em 2011, o São Caetano quase naufragou no Paulista porque logo na segunda rodada o então técnico Toninho Cecílio, que já não vivia bom ambiente desde o fim da temporada 2010, foi demitido após duas derrotas seguidas. Com a chegada de Ademir Fonseca, o time aos poucos entrou nos trilhos e por pouco não disputou o Título do Interior. Só que ele também foi demitido, antes da estreia na Série B do Brasileiro, porque disse que não era consultado nas contratações.

Agora, com a permanência de Márcio Araújo, a aposta é de que a campanha será promissora. E logo de cara o treinador usa o tom otimista ao afirmar que, embora viva a empolgação do acesso à elite do Nacional no fim do ano, a Ponte Preta não é favorita no confronto. "Não há favoritos neste início de temporada, nem os grandes. Todos os times estão com um terço do ideal", resumiu.

O Azulão já começa o Estadual desfalcado. Com dores musculares, o lateral-esquerdo Vicente, o meia Ailton e o atacante Nunes não jogam.


Moradei e Betinho lutam por vaga na volta ao Azulão

Reestreantes, o volante Moradei e o atacante Betinho esperam aproveitar a oportunidade logo na largada para se firmar entre os titulares do São Caetano desde a abertura da temporada com a disputa do Paulistão.

Dos dois, apenas Moradei conseguiu se estabelecer na equipe principal, sobretudo na Série B do Campeonato Brasileiro, em 2010. Inclusive, foi autor de um dos gols (2 a 1) da última vitória sobre a Ponte Preta, adversária de hoje na estreia dos times no Estadual. No total, ele disputou 50 jogos e marcou três gols.

"Naquela oportunidade tive problemas com contusões e fiquei alguns jogos fora. Agora, espero não ter esses contratempos e fazer boa temporada. Acredito que temos plenas condições de iniciar bem e brigar pelo título", comentou o ex-volante do Corinthians.

Moradei tem vínculo com o Timão até maio, mas está emprestado até o fim do ano. Até o término do Paulista os dois clubes pagam meio a meio o salário do atleta. Depois, o Azulão deverá bancar os 100%.

Para Moradei, a conquista do acesso à Série A do Brasileiro e a manutenção de parte do elenco fazem da Ponte Preta favorita no confronto. No entanto, ele dá a receita para o São Caetano sair de campo com a vitória. "Terminaram bem o ano e são favoritos. Eles se reestruturaram acredito que na mesma proporção que a gente, mas a base do time segue forte. É uma equipe técnica. Precisamos ter respeito e humildade para marcar forte, porque acredito que, com nossa qualidade técnica, podemos decidir em uma ou duas jogadas."

Betinho, por sua vez, espera repetir o desempenho no período em que vestiu a camisa do Fortaleza, em 2010, e foi artilheiro do Campeonato Cearense, com 13 gols. O volante Anselmo e o meia Marcelo Costa também devem estrear.


Macaca aposta na manutenção da base 2011

A Ponte Preta aposta no entrosamento para ter bom desempenho no Paulista e garantir, no mínimo, classificação para as quartas de final. O clube contratou pouco e manteve a base que conquistou o acesso à elite do Brasileiro no ano passado.

O técnico Gilson Kleina, que também segue na Macaca, deve mandar a campo sete jogadores que já estavam no clube no fim da Série B.

Dos dez jogadores contratados, o mais conhecido é o goleiro Lauro, que se tornou um dos ídolos dos torcedores em 2005. Depois, passou por Cruzeiro até chegar ao Internacional de Porto Alegre. Além dele, o volante Willian Magrão, emprestado pelo Grêmio até o fim do ano, deve ampliar o poder de marcação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;