Cultura & Lazer Titulo Mostra de cinema
Deficientes visuais têm sessões
Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
01/11/2010 | 07:05
Compartilhar notícia


A 34ª edição da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que encerra na quinta, também será canal de acessibilidade para que pessoas com deficiência visual possam assistir a filmes durante a maratona cinematográfica. Quatro filmes - exibidos de hoje a quinta-feira - ganham o reforço da audiodescrição.
Ao chegar na sala de cinema normal, os deficientes visuais receberão um fone de ouvido por onde acompanharão a tradução simultânea dos filmes, que será feita por pessoas que ficarão em cabines. Mais do que os diálogos, o recurso também detalha as cenas.
A iniciativa da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo é realizada pela primeira vez na Mostra , apesar de existir há muito tempo. "Queremos mostrar que existe uma demanda de pessoas que podem utilizar desse serviço, além de ser uma maneira de implantar ações de acessibilidade", explica Luiz Carlos Lopes.
Os filmes serão exibidos em sessões com 50 pontos de audiodescrição disponíveis no CineSesc (Rua Augusta, 2075 - Tel.: 3087-0500). Os ingressos custam de R$ 7 a R$ 14 e podem ser comprados antecipadamente pelo site: www.ingresso.com.
FILMES
Hoje, às 15h20, será exibido o filme Arcadia Lost, do grego Phedon Papamichael. Amanhã, será exibido o Programa AXN. Na quarta, às 16h, a sessão será do longa alemão Paraíso Elétrico. Na quinta-feira (4) último dia da mostra, será exibido Um Homem que Grita, às 16h.
PROGRAMAÇÃO GERAL
A Mostra de Cinema de São Paulo traz aos cinéfilos mais de 400 títulos de filmes de diversas partes do mundo, além de clássicos.
Para melhor organização, a programação foi dividida em seis seções: Perspectiva Internacional,Competição Novos Diretores, Mostra Brasil, Retrospectivas, Homenagens e Exibições Especiais.
Os filmes estão sendo exibidos em mais de 20 espaços, entre cinemas, museus e centros culturais espalhados pela Capital.
A seleção faz um apanhado do que o cinema contemporâneo mundial está produzindo e das principais tendências, temáticas, narrativas e estéticas produzidas em todo o mundo. Uma das indicações para conferir hoje é o filme Vamos nos Conformar, uma produção iraniana. Toda a programação está no site www.mostra.org.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;