Setecidades Titulo Após 21 anos
Estado entrega viadutos entre Santo André e Mauá
Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
24/11/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Depois de 21 anos de novela, finalmente foram entregues os viadutos que fazem a transposição da Avenida dos Estados e da linha férrea. Os elevados ficam no bairro Capuava, na divisa de Santo André com Mauá e compõem a terceira etapa do Complexo Jacu-Pêssego. As pistas foram liberadas na tarde de ontem.

A obra foi executada pela Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A), em parceria com as duas prefeituras envolvidas. O investimento total foi de R$ 624 milhões. O sistema viário, além de desafogar o tráfego na área, permite integração com a Zona Leste da Capital e com Trecho Sul do Rodoanel.

O elevado sobre a Avenida dos Estados será rota para quem volta do anel viário pelas avenidas Alberto Soares Sampaio e Comendador Wolthers, em Mauá, para Santo André. Na direção contrária, o sistema terá saída para a Avenida Rosa Kasinski, que desembocará no trevo que dá acesso às avenidas Papa João XXIII e Jacu-Pêssego.

Uma das intervenções atende a antiga reivindicação dos moradores da região. Isso porque o viaduto da Avenida Manoel da Nóbrega sobrepõe a linha do trem, o que coloca fim à necessidade de se esperar quase cinco minutos pela passagem da composição.

"A obra será de extrema importância tanto para o Grande ABC quanto para São Paulo. Trata-se de um viaduto, uma ponte e quatro quilômetros de pista que irão melhorar a mobilidade urbana de toda essa região até a Zona Leste da Capital", comentou o governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Os prefeitos de Santo André e Mauá, Aidan Ravin (PTB) e Oswaldo Dias (PT), respectivamente, comemoraram o fim do imbróglio que chegou a parar na Justiça. No início do ano a construção dos viadutos foi alvo de briga judicial entre a Dersa e a Prefeitura de Santo André, que havia embargado a obra devido a mudanças no projeto original. O impasse teve fim quando o Estado concordou em construir pontilhão de retorno na Avenida dos Estados.

FERROANEL
A construção do Ferroanel, que terá o Trecho Sul passando pelo Grande ABC, em Rio Grande da Serra, começará em agosto de 2013, informou Alckmin. O Trecho Norte será construído simultaneamente.

O governador informou que a decisão de apressar a obra vem de encontro com a necessidade de concluir a intervenção até 2015, quanto os trens de carga não poderão mais passar pela Estação Luz, no Centro da Capital.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;