Setecidades Titulo Denúncia
Demora em exame é alvo de críticas

Paciente de Santo André reclama que está na fila para mamografia há um ano

Por Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
23/10/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Duas moradoras de Santo André reclamam da demora da marcação do exame de mamografia pela rede pública de Saúde do município. Uma aguarda o procedimento há dois meses; a outra, há um ano. Ambas passaram por consultas nos ginecologistas da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Paraíso, mas nunca mais tiveram retorno a respeito do encaminhamento do especialista.

O problema vem à tona em meio à Campanha Outubro Rosa, que levanta a bandeira da prevenção contra o câncer de mama. A Prefeitura, inclusive, tem feito exames de palpação no Ônibus da Saúde em vários pontos da cidade. A ação será feita até o fim do mês. Porém, a medida é insuficiente para diagnosticar doenças. São oferecidos apenas exames de palpação para detectar nódulos ou cistos.

A comerciante Silvia Monice, 40 anos, nunca tinha passado pelo problema antes. Ela aguarda há dois meses pelo chamado. "Faço exame todo ano e nunca tive nenhum problema. Neste ano aconteceu de ter a inflamação e não consegui agilizar o exame", conta. Segundo relato, funcionários do posto de Saúde não souberam informar qual a previsão para ser submetida ao teste.

Para a doméstica Maria Adriana da Costa Marcelino, 39, o problema é ainda mais grave. Há um ano a paciente não tem notícia de quando poderá fazer o exame. O mastologista do Centro de Especialidades da Avenida Ramiro Colleoni pediu o exame após constatar alterações em algumas glândulas. "Fiz o ultrassom da mama, mas a mamografia continuo aguardando."

Depois que a Prefeitura foi acionada pela equipe do Diário para relato das denúncias, os dois exames foram marcados para amanhã, no Hospital da Mulher.

Santo André é a cidade que tem maior número de mamógrafos no Grande ABC. Ao todo, são sete. Cinco na rede municipal e outros dois no Hospital Estadual Mário Covas. No primeiro semestre, cerca de 15,6 mil exames de mamografia foram realizados em toda a rede.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;