Internacional Titulo
Exército egípcio matou prisioneiros israelenses em 1973
Da AFP
19/03/2007 | 10:58
Compartilhar notícia


Um documentário do canal de televisão 10 de Israel divulgou que soldados egípcios mataram vários prisioneiros de guerra israelenses no Egito durante a guerra do Kippur em 1973.

O especialista em temas militares da emissora, Allon Ben David, que participou na elaboração do documentário exibido domingo, declarou: "As investigações sobre a conduta do Exército egípcio em suas guerras contra Israel mostram que centenas de soldados israelenses capturados pelos egípcios foram mortos a sangue frio".

Entrevistados nesta segunda-feira pela rádio militar de Israel, vários veteranos israelenses da guerra do Kippur afirmaram ter presenciado tais massacres.

Um destes soldados, Isachar Ben Gavriel, disse ter visto 19 militares israelenses levantando as mãos e exibindo bandeiras brancas para entregar-se como prisioneiros perto do Canal de Suez, no Sinai. "Os egípcios simplesmente mataram 11 deles", afirmou.

Eitan Mor-Gan, outro veterano desta guerra, disse que "os egípcios alinharam soldados israelenses capturados contra um muro e abriram fogo contra eles".

Um documentário anterior exibido pelo mesmo canal 10 provocou grande polêmica entre Israel e Egito. O filme tratava da eliminação por parte do Exército hebreu de soldados egípcios capturados durante a guerra israelense-árabe de 1967.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;