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Pesquisa de campo pode enriquecer a redação
João Guimarães
Especial para o Diário
26/08/2007 | 07:01
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Sistema de saúde precário, enchentes, falta de transporte público, de luz e de saneamento básico. A abordagem de todas estas questões pode ser o ponto de partida de um excelente texto para o Desafio de Redação, que começa na terça-feira.

Para o doutor em Ciências Sociais e colunista do Diário, Antônio Carlos Gil, todos estes itens podem ser contemplados no tema Minha Cidade no Amanhã. De acordo com ele, o destaque do assunto proposto é que o aluno poderá escrever sobre algo que realmente faça parte de sua vivência e, que também seja um problema social.

"Se ele tiver um parente alcoólatra pode relacionar isto com outros casos", diz Gil, que também é professor de Sociologia Urbana e Regional nos cursos de mestrado da Universidade Imes.

Dentro da temática, Gil afirma que o aluno pode contar como é enfrentar o ônibus lotado todo dia, por exemplo. "É um problema dele e de muitas pessoas."

Com o assunto principal decidido, Gil orienta para que os alunos procurem possíveis causas e soluções. "Ele deve promover um questionamento à respeito do que vai escrever. Estas soluções ajudam a desenvolver o texto."

Fundamento - O conhecimento que o estudante tiver sobre o tema que está escrevendo é fundamental para diferenciar sua redação das demais.

Para isso, é essencial que os alunos participantes realizem pesquisas de campo. "É interessante que eles conversem com pessoas com influência na sociedade", diz. "Líderes comunitários, professores e políticos são boas dicas de entrevistados", acrescenta.

Para a coordenadora da EE Cristina Fittipaldi de Santo André, Rute Duarte, boa parte da preparação para o texto também depende da capacidade que professor tem para induzir o aluno pensar. "Temos de fazer com que eles relacionem os assuntos. A idéia é que eles pensem nos problemas e achem soluções", afirma.

A primeira cidade a receber o Desafio de Redação será Rio Grande da Serra. Não é necessário se inscrever, pois as equipes visitarão as escolas e apenas os alunos interessados realizarão os textos.




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