Cena Política Titulo
Brás pode coordenar o PT no Grande ABC
Por Raphael Rocha
24/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Ex-prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT) tem se articulado internamente para ser o candidato do partido à Prefeitura em 2020. O plano envolveria também o presidente estadual da legenda, o ex-prefeito de São Bernardo Luiz Marinho (PT). Grana e Marinho são amigos de longa data, desde a época em que ambos eram dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. E essa relação pode ser trunfo de Grana no diretório petista. Uma das ideias cogitadas por pessoas do grupo de Grana é a de defender a indicação de Brás Marinho (PT), irmão do ex-prefeito de São Bernardo e atual presidente do diretório são-bernardense. Brás está em seu segundo mandato e não pode concorrer a um terceiro. Grana, atual comandante da Macro PT ABC, a coordenação regional da sigla, pode até disputar a reeleição, mas abriria mão para favorecer Brás. Em troca, Luiz Marinho poderia ser peça importante no convencimento do diretório de Santo André para o amigo.

BASTIDORES

Reunião
Aliás, o diretório do PT de Santo André se reúne hoje. Um dos assuntos será justamente o processo eleitoral de 2020, as conjunturas interna e externa da sigla. Outro tema será a eleição para a presidência da Câmara de Santo André. A bancada do PT identificou que pode ser fiel da balança novamente, assim como aconteceu no pleito que consagrou Almir Cicote (Avante) como presidente da Casa, em janeiro de 2017. À ocasião, o PT negociou bem e teve até cargos na mesa diretora. O governo de Paulo Serra (PSDB) deve apostar na candidatura de Pedrinho Botaro (PSDB) para chefiar o Legislativo, mas, se articulado, o petismo pode criar empecilhos aos planos do Paço.

Faltou
Candidata à presidência da subsecção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Santo André, Andrea Tartuce se ausentou do debate promovido pela Associação dos Advogados do Grande ABC com os demais postulantes e realizado nesta semana. Curiosamente, ela encaminhou e-mail dizendo que, por motivos pessoais, não conseguiria ir ao embate de ideias. Mas, depois, esteve em atividade de sua chapa.

Relação
Preso ontem na mais nova Operação Lava Jato, o marqueteiro Valdemir Garreta prestou serviços para a campanha do ex-prefeito Paulo Pinheiro (MDB), em São Caetano, em 2016. Garreta foi contatado para consultoria durante o processo eleitoral. Pinheiro não conseguiu se reeleger naquele ano.

Reconhecimento – 1
Faixas foram espalhadas em frente à Fábrica de Cultura de Diadema, inaugurada de novo ontem pela manhã pelo prefeito Lauro Michels (PV). As placas agradeciam o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), pelo empenho que ele teve, enquanto deputado estadual, para viabilizar a unidade, a primeira fora da Capital. O tucano, durante seu mandato na Assembleia Legislativa, foi o responsável por levar a ideia para o então governador Geraldo Alckmin (PSDB). Lauro, por sua vez, não citou Morando em seu discurso.

Reconhecimento – 2
Curiosamente, quando Geraldo Alckmin (PSDB) deu aval à Fábrica de Cultura em Diadema, o prefeito Lauro Michels (PV) enalteceu o trabalho do então deputado Orlando Morando (PSDB), hoje prefeito de São Bernardo. “Antes mesmo de eu assumir a Prefeitura, ele (Morando) já estava batalhando por esse equipamento para a gente”, comentou o verde, em 2014. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;