Internacional Titulo
Ataques deixam 23 mortos no Iraque
Por Da AFP
19/03/2007 | 13:27
Compartilhar notícia


A violência fez pelo menos 23 vítimas fatais no Iraque nesta segunda-feira, véspera do quarto aniversário da invasão do país, cujos habitantes são cada vez mais pessimistas sobre seu futuro. Os ataques atingiram Bagdá e cidades do interior do país árabe.

Dois atentados com carros-bomba e um disparo de morteiro deixaram 15 mortos e 37 feridos num período de 35 minutos na cidade de Kirkuk (250 km ao norte de Bagdá).

O ataque mais grave, a explosão de um carro-bomba no centro da cidade, matou dez pessoas e deixou oito feridos. A área do atentado inclui duas mesquitas, uma sunita e outra xiita, e uma delegacia. Segundo o coronel da polícia Taha Salaheddin, dez carros foram incendiados e quase 20 lojas sofreram consideráveis danos materiais.

Poucos minutos depois, outro carro-bomba explodiu na passagem de uma viatura da polícia nas proximidades do mercado de Raz Domiz. Cinco pessoas morreram, quatro delas policiais, e 28 ficaram feridas.

Em seguida, um obus de morteiro caiu perto de um posto da segurança civil e deixou um ferido. Por fim, um terceiro carro-bomba explodiu no bairro residencial de Ghranata sem provocar vítimas. O ataque, que estava dirigido contra um ex-oficial superior do Exército, atingiu uma torre de telecomunicações.

Capital - Em Bagdá, pelo menos cinco pessoas morreram e 15 ficaram feridas num atentado com bomba perto da mesquita xiita Hussein Abu Ruh, no mercado de Shorkha.

Ao sul de Bagdá, na cidade de Hilla, três pessoas morreram e quatro ficaram feridas quando homens armados abriram fogo sem motivo aparente.

Segundo a página na internet Iraq Body Count, quase 60 mil civis morreram nos últimos quatro anos, enquanto os americanos e seus aliados perderam 3,5 mil soldados, desde a invasão de 20 de março de 2003.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;