Economia Titulo
Empresa Activas, de S.Caetano, fecha acordo com a Braskem
Por Leone Farias
Do Diário Do Grande ABC
24/11/2010 | 07:02
Compartilhar notícia


Uma das maiores distribuidoras de resinas termoplásticas do Brasil, a Activas, que tem sede em São Caetano, acaba de adquirir a carteira de clientes da divisão de distribuição desse tipo de resina, da antiga Unipar Comercial, hoje pertencente à Braskem.

Os valores do negócio não foram revelados, mas os executivos da Activas projetam que será possível assumir a liderança de mercado nacional em 2011.

Segundo o presidente da empresa, Laércio Gonçalves, o acordo deverá propiciar forte impulso nas vendas (tanto em valor quanto em volume). A companhia, que deve fechar este ano com faturamento de R$ 360 milhões, com o acordo espera alcançar pelo menos R$ 522 milhões em 2011, ou seja, alta de 45%.

Isso será possível com o fortalecimento da atividade de distribuição. A empresa poderá incorporar 700 clientes da Unipar, que hoje geram movimentação anual de 30 mil toneladas. Essa quantidade se somará às suas 70 mil toneladas anuais. A meta para o ano que vem é chegar a 103 mil toneladas ao ano.

Esses números deverão elevar para 20% a participação de mercado da Activas, que atualmente é de 14% no setor de distribuição de resinas termoplásticas - que são matérias-primas para a produção de embalagens e peças, para diferentes áreas: de utensílios domésticos, componentes de veículos, material de construção e outras.

 MUDANÇA - A mudança na operação de distribuição ocorrerá de fato a partir do dia 1º, quando a empresa da região passará a atender os clientes que eram da Unipar Comercial.

Gonçalves assinala que o acordo segue uma tendência de mercado, em que a consolidação das petroquímicas traz, como consequência, maior concentração entre os distribuidores.

O executivo afirma ainda que a empresa procura oferecer diferenciais para se destacar entre os cerca de 11 mil transformadores (as empresas fabricantes de produtos feitos com plástico) existentes no País.

Com centro de distribuição em Mauá e filiais em Jaboatão dos Guararapes (PE), Rio de Janeiro (RJ), Joinville (SC), Caxias do Sul (RS) e Londrina (PR), e frota própria (36 veículos), a companhia tem 80% de suas entregas realizadas em até 18 horas após o pedido, segundo o presidente da Activas.

A empresa tem atualmente vendas para 5.000 clientes em 23 Estados. Isso embora grande parte dos negócios (23%) esteja concentrada em São Paulo.

 NOVAS FILIAIS - Gonçalves acrescenta que há projeto para ter, até 2013, mais duas filiais, no Centro-Oeste (em Goiânia) e no Norte (em Manaus), para melhorar a cobertura e chegar mais rápido aos clientes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;