Internacional Titulo
Talibã contatou especialistas em energia nuclear
Das Agências
12/11/2001 | 11:09
Compartilhar notícia


Agentes enviados pelo Talibã e pelo terrorista Osama Bin Laden contataram pelo menos dez cientistas paquistaneses especialistas em energia nuclear para que fossem ajudados a criar um programa de armas nucleares no Afeganistão. A informação é do jornal americano USA Today, em sua edição de segunda-feira;

Vários desses pesquisadores, entre eles simpatizantes dos talibãs, aceitaram a proposta, ao mesmo tempo que indicaram que só trabalhariam com a aprovação do governo paquistanês, segundo funcionários americanos ligados ao caso.

As propostas foram feitas no Paquistão nos últimos dois anos e se encontravam em um "estágio preliminar", segundo os serviços secretos paquistaneses (ISI) indagados pelo jornal. Apenas um desses cientistas viajou ao Afeganistão, segundo a mesma fonte.

Os dirigentes americanos consideraram este domingo "improvável" que Bin Laden disponha atualmente de armas nucleares, como ele deu a entender no sábado. No entanto, afirmaram que o multimilionário saudita estava tentando obtê-las e não hesitaria em utilizá-las. Indicaram que, ao contrário, era provável que já dispusesse de armas químicas e biológicas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;