Política Titulo
Câmara rejeita lista fechada para eleição de parlamentares
Por
26/05/2015 | 20:40
Compartilhar notícia


A Câmara dos Deputados rejeitou, na tarde desta terça-feira, 26, uma emenda apresentada no âmbito da Proposta de Emenda à Constituição nº 14, a PEC da Reforma Política, que pretendia determinar que a votação de parlamentares seria realizada no Brasil apenas por meio do sistema de listas fechadas.

A emenda foi rejeitada por 402 votos. Apenas 21 parlamentares foram favoráveis à eleição por lista fechada, outros dois se abstiveram.

Neste modelo, o eleitor votaria em lista predeterminadas pelos partidos e não nos candidatos. No sistema proporcional em lista aberta, como é o vigente, o eleitor tem a opção de escolher partidos ou candidatos na eleição para o Legislativo.

O PCdoB defendeu esse sistema, de acordo com o vice-líder da legenda comunista, Orlando Silva (SP), por ser essencial para fortalecer os partidos políticos e, assim, "ampliar a democracia".

Apesar da defesa, Silva criticou a construção da reforma política na Câmara. "Infelizmente, esse processo de construção da reforma política não alcançou o objetivo pleno da sociedade brasileira", disse. O líder do PT, Sibá Machado (AC), afirmou também que o partido era favorável à chamada lista ordenada, mas votaria contra por entende que o tema não deve constar de uma PEC.

Segundo Machado, a lista "enaltece os partidos", mas antes que isso ocorra a sociedade precisa de educação política para entender o processo de escolha por partido. "Hoje, a sociedade olha o processo político e diz que quer votar no candidato e não em partido", observou. "Nossa bancada está votando não (à lista) consciente do que está fazendo", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;