Memória Titulo Memória
O sertão na Bahia, o sertão em Mauá...

Caro leitor, imagine o esforço da Memória para acomodar as Semanas Mauá e Diadema

Ademir Medici
11/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Caro leitor, imagine o esforço da Memória para acomodar as Semanas Mauá e Diadema, diariamente. São muitas informações, o que é bom. E tem o Grande ABC que se movimenta, que não para jamais, que não dorme, vocação que vem dos tempos imemoriais da industrialização acelerada, em três ou quatro turnos.

Observem a pauta:

- na sexta-feira, o lançamento do livro Santo André, livre terra querida;

- no sábado, o lançamento do novo número da revista Raízes, no antigo espaço da Cerâmica São Caetano;

- no domingo, a encenação da peça Natal do Bosque, pelo Grupo Cênico Regina Pacis, de São Bernardo.

E temos, ainda, as notícias acumuladas das férias, com vários livros que aguardam resenhas, e denúncias de pouco caso com o nosso patrimônio histórico-cultural.

Aos poucos vamos atualizando a agenda. E trazendo boas novidades.

Seguimos com as Semanas Diadema e Mauá, compromissos sagrados. Acolhemos as memórias de alunos da EJA da Emeb Cândido Portinari, com mediação dos professores Luciano Augusto Rocha e Lucinete Izabel de Faria e da formadora de biblioteca interativa, Raquel de Medeiros Alexandre.

Hoje o espaço é para o aluno José de Souza. E temos mais um capítulo da Semana Mauá. Com a palavra o advogado e professor João Sérgio Rimazza. Fala, Rimazza.

Infância na roça

José de Souza

Cresci na Bahia, na roça. A criançada não sabia o que era brinquedo. Então, a gente fazia. Com sabugo de milho a gente fazia carrinho, com a mamoeira fazia perna-de-pau e estilingue. E a gente subia no telhado e na jaqueira.

Era como a gente brincava.

Não fui criado com meus pais. Só conheci meu pai há uns nove, dez anos. Não condeno meu pai. Costumava-se ter muitos filhos e depois não dava pra criar. Era difícil na roça.

Hoje as crianças não dão valor. Tem tudo e não dão valor.

José de Souza

Naturalidade – Iguai (BA), 1-11-1958.

Pais – Anália Maria de Jesus e Manoel de Souza.

Mulher – Maria da Glória.

Filhas – Maria e Ana Paula.

Atividade – Aposentado.

História de vida – “Vim da Bahia para morar com meu irmão em São Bernardo, por consideração. Arrumei emprego. Conheci minha falecida esposa. Minha sobrinha ofereceu um terreno em Diadema para construir uma casinha. Trocou minha mão de obra por aluguel. Anos depois comecei a frequentar reuniões de associação de bairro e consegui adquirir um terreno no Jardim Portinari. Não estudei quando criança. Iniciei meus estudos na Cândido Portinari. Já conheço o alfabeto. Sei adicionar e subtrair. Estou começando a ler palavras simples.”

A casa da Rua João Pessoa

João Sérgio Rimazza

A Rua João Pessoa já foi um trecho da Avenida Barão de Mauá. Nasci nesta rua, no atual número 52. Ali passei a infância, a adolescência, a juventude. Casei. Continuei ali morando. Vi minhas filhas crescerem neste local, onde vivi até os 60 anos.

A casa ficava próxima à Cerâmica Paulista, daí a escolha do local. Ficar perto do trabalho. O trabalho artesanal ceramista e extrativista das várias pedreiras. Fábricas e pedreiras se foram. As paredes da Paulista foram derrubadas. Mauá se transformou. E a velha casa ali está, um dos pontos principais que marcaram a minha vida.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 11 de dezembro de 1984 – ano 27, nº 5695

Manchete –Violência coloca região próxima à Baixada Fluminense

Mauá – José Serra, secretário de Planejamento do governo do Estado, inaugura cinco cozinhas comunitárias nos jardins Primavera, Oratório, Mauá, Itapark e Zaíra.

São Bernardo – Dom Cláudio Hummes, bispo diocesano do Grande ABC, inaugura Centro Comunitário Nossa Senhora Imaculada Conceição, em São Bernardo.

Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra – Instalada a Delegacia de Ensino.

Movimento Sindical – Grevistas da GMB sitiam fábrica.

Em 11 de dezembro de...

1849 – É assinada, em Nápoles, Itália, uma convenção estabelecendo o envio de presidiários napolitanos para o Brasil.

1914 – A guerra. Da manchete do Estadão: os franceses continuam a manter vantagens em toda a linha.

1924 – Automóvel choca-se com arco rodoviário no bairro dos Meninos, hoje Rudge Ramos. São quatro os passageiros. Eles são atirados à distância. Morre Benedicto de Arruda Machado. Escreve o Estadão: “A ida foi alegre, sem nenhum contratempo. Em São Bernardo, os excursionistas se demoraram algum tempo, passeando pela vila. Depois, retomaram o Caminho do Mar, ocorrendo o acidente.”

1934 – Palestra Itália vence o Corinthians por 21 a 16, na quadra da Atlética, e sagra-se campeão de bola ao cesto em São Paulo.

Hoje

- Dia do Engenheiro

- Dia do Arquiteto

- Dia do Tango, em alusão ao nascimento do cantor Carlos Gardel, ocorrido nesta data, do ano 1890, em Toulouse, França.

Santos do dia

- São Dâmaso. Considerado o papa mais notável do século 4. Encarregou São Jerônimo na tradução da Bíblia da língua original para o latim, língua oficial da Igreja. Morreu no ano 384.

- Hugolino Magalotti

- Pedro de Souza

Município Paulista

- Hoje é o aniversário de Duartina. Elevado a município em 1926, quando se separa de Piratininga.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;