Setecidades Titulo Segurança pública
Região ganha 180 patrulheiros

Alunos em formação para se tornar soldados da Polícia Militar atuarão no patrulhamento das sete cidades e em ocorrências diversas

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
12/11/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


A unidade de formação da PM (Polícia Militar) do Grande ABC vai ganhar efetivo de mais 180 soldados em formação, que também vão auxiliar no patrulhamento da região a partir do dia 24. Os 150 homens e 30 mulheres vão realizar a segunda etapa do curso preparatório de soldados na escola localizada em Santo André.

Conforme explicou o responsável pelo treinamento dos alunos, capitão Everaldo Zuliani, o curso de formação é dividido em matérias práticas e teóricas. “O primeiro semestre é realizado na Escola de Soldados de Pirituba, em São Paulo, onde eles aprendem principalmente o método de tiro defensivo Giraldi e algumas disciplinas teóricas. Por causa da demanda, os alunos são divididos em 17 unidades formadoras do Estado”, explicou.

No segundo semestre do curso, os estudantes já atuam nas ruas, ajudando no patrulhamento e em ocorrências. “Eles fazem uma espécie de estágio e só saem acompanhados de um sargento e um tenente. Quando chegam aqui, têm um treinamento sobre como agir em ocorrências específicas. Dois meses depois, já estão no patrulhamento”, declarou.

Os soldados em formação são divididos no patrulhamento das sete cidades, de acordo com a demanda. As aulas são ministradas em uma parte da escola municipal Odylo Costa Filho, em Santo André, disponibilizada pela Prefeitura da cidade.

Na tarde de ontem, 80 alunos terminaram a segunda etapa da formação. Entre eles está o soldado Igor de Freitas, 24 anos, natural de Mauá, que aproveitou a experiência para conhecer a região. “O corpo docente tem bastante conhecimento e eles passam isso para nós, ensinando principalmente a como agir em relação às ocorrências e à criminalidade. Depois, quando começamos a atuar nas ruas, temos a chance de aplicar tudo o que é falado”, disse.

A comandante da PM no Grande ABC, coronel Cláudia Rigon, falou aos alunos ontem sobre a importância da preservação da vida e a utilização do tiro somente como último recurso.

“Cada dia vivido deve ser importante. Temos que, em primeiro lugar, preservar a vida do policial, pois sem ela não vai ser possível salvar ninguém. É importante pensar que há toda uma equipe com você para dar suporte e o disparo só deve ser efetuado quando não houver outros meios de solucionar a ocorrência”, disse. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;