Economia Titulo Funcex
Recessão da economia derruba preços de importações
17/08/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A crise global provocou forte queda dos preços dos produtos importados pelo Brasil, graças ao recuo das cotações das commodities, especialmente do petróleo, e à recessão nos países ricos, que elevou o nível de estoques mundiais dos mais diversos produtos. De setembro de 2008 a julho deste ano, os preços pagos pelos importados caíram 17%, conforme a Funcex (Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior).

As matérias-primas adquiridas no Exterior pelas indústrias ficaram 11,7% mais baratas. E os preços dos combustíveis importados cederam expressivos 44,5%. Para Fernando Ribeiro, economista da Funcex, a "deflação importada" provocou dois impactos na economia brasileira, um positivo e o outro negativo. Com a valorização do real, os importados baratos ajudaram a controlar a inflação. Porém, as margens de lucro das nacionais seguirão apertadas, mesmo com a recuperação da atividade.

A queda dos preços de importação e o câmbio têm impacto significativo na deflação registrada pelo IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), Depois de subir 9,8% em2008, ele acumula queda de 0,7% nos 12 meses até julho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;