Setecidades Titulo GCM
Sto.André entrega oito bases móveis

GCM ganha ainda 20 bicicletas, 32 rádios comunicadores e equipamentos de segurança pessoal

Por Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
05/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Santo André reforçou ontem os equipamentos da GCM (Guarda Civil Municipal) em cerimônia realizada no fim da tarde no Paço Municipal, junto a representantes da Polícia Civil e Militar. Foram entregues à corporação oito bases comunitárias móveis, 20 bicicletas, 32 rádios comunicadores, além de equipamentos como capacetes, escudos e cotoveleiras, que somam total de 2.390 unidades.

O investimento nos três primeiros itens foi de R$ 1,9 milhão, por meio de convênio com o Pronasci (Programa Nacional de Segurança e Cidadania), do governo federal. Já os uniformes, botas, capacetes, cotoveleiras, entre outros, tiveram orçamento municipal de R$ 510 mil.

Segundo informações da Prefeitura, a última entrega de uniformes para a GCM foi em 2010. Já os equipamentos de proteção individual (capacetes com viseiras, cotoveleiras, caneleiras e escudos) estão sendo utilizados na corporação pela primeira vez.

Conforme explicou o secretário de Segurança Pública Urbana e Trânsito, coronel José Luís Martins Navarro, as bases poderão ser colocadas em praças públicas e em logradouros onde o índice criminal esteja alto. “Para isso, faremos planejamento com a Polícia Militar a fim de destacá-las para locais que precisam efetivamente de apoio.”

De acordo com Navarro, a tendência é ampliar o número de bases móveis, já que as fixas limitam o trabalho dos policiais. “Se a base é colocada em um determinado ponto, é óbvio que não vai ter mais crimes ali, mas a criminalidade vai migrar para outro lugar e a guarda não conseguiria acompanhar. Por isso a base móvel é um equipamento fantástico, que traz mobilidade para a GCM, aliada à nova lei que dá respaldo legal para que a corporação atue no patrulhamento preventivo.”

O prefeito da cidade, Carlos Grana (PT), destacou que a integração entre as polícias Civil, Militar e a GCM é fundamental para que o investimento dê resultado. “As bases, acompanhadas dos outros recursos vão auxiliar as demais polícias que atuam no município e a comunidade sentirá a sensação de segurança. É um trabalho em equipe, integrado. Não há na história de Santo André tanta integração entre as polícias como estamos tendo agora, graças aos líderes dessas instituições atualmente, que estão empenhados e trabalhando com convicção”, afirmou Grana. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;