Setecidades Titulo Acidente
Trave desaba e fere jovem
em quadra em Santo André

Estudantes ignoraram interdição e continuaram utilizando
espaço durante as férias; vítima segue internada no CHM

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
13/07/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Um estudante de 14 anos foi atingido por uma das vigas de concreto da quadra de esportes da EE Ovídio Pires de Campos, no bairro Cidade São Jorge, em Santo André, na tarde da terça-feira. Fernando de Oliveira Rosa jogava bola com o irmão gêmeo no espaço, interditado há cerca de um ano e meio, e se pendurou no aro da cesta de basquete no momento do acidente. O aluno, que sofreu duas fraturas no fêmur e teve o intestino perfurado, segue internado no CHM (Centro Hospitalar Municipal) do município.

O acidente deixou pais, alunos e vizinhos da escola indignados. Mas não surpresos. Em abril, o Diário publicou reportagem denunciando as más condições do espaço e a facilidade com que estudantes e moradores do entorno entravam na quadra de esportes para jogar bola. Buraco no tapume que cerca o local - o muro desabou em dezembro e ainda não foi consertado - permitia o acesso.

Irmão gêmeo de Fernando, Felipe conta que é prática comum dos jovens da vizinhança pular o tapume para usar o espaço, principalmente durante as férias. A comunidade justifica o ato pela falta de opções de lazer. "A gente usava a quadra no Marajoara, bairro vizinho, mas está reformando, então não temos onde jogar", destaca.

Apesar da preocupação, familiares não conseguiam evitar a diversão dos adolescentes em local impróprio. "A gente sempre falava para eles não entrarem lá, mas não adiantava", comenta a dona de casa Alcídia Fernandes, 72, uma das vizinhas.

No dia do acidente, os irmãos aguardavam a chegada de amigos enquanto brincavam com a bola. "Ele foi enterrar, quando a viga caiu em cima dele", lembra Felipe. Após remover os escombros de cima do irmão, ele correu para chamar socorro.

Para a mãe dos gêmeos, a dona de casa Aurineia de Oliveira, 48, é imprescindível a reforma do espaço. "Tomara que o Estado não espere acontecer algo pior para começar a obra", comenta.

Depois de passar por duas cirurgias - uma para colocar pinos na perna e outra no intestino - o estudante segue internado sem previsão de alta médica. "Ele ainda está um pouco inchado e com dores, mas vai se recuperar", destaca a mãe.

Ontem, a equipe do Diário retornou à unidade de ensino e constatou que foi colocado novo tapume no local, o que impede completamente a passagem de estudantes.

REFORMA
A unidade de ensino passará por reforma geral, desde salas de aulas, sanitários, execução de muro de divisa com arrimo nos fundos, substituição dos portões de acesso, de telhas e luminárias, até reestruturação da cozinha, refeitório e despensa, além de pintura. O investimento previsto é de R$ 1,7 milhão. A estimativa era de que os trabalhos começassem em junho e fossem concluídos em 240 dias, o que não ocorreu.

A Diretoria Regional de Ensino de Santo André lamentou o acidente e destacou que a quadra estava interditada, portanto, o adolescente e colegas burlaram a barreira de segurança.

O Estado salientou ainda que os funcionários do prédio não estavam monitorando o local por estar interditado e que já havia retirado as traves de futebol.

A escola tem 965 estudantes, divididos em três períodos - 8º e 9º anos pela manhã, 6º e 7º à tarde e Ensino Médio à noite.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;