Internacional Titulo
Diplomatas podem ficar em Bagdá 'por contra própria'
Por Da AFP
12/06/2003 | 08:28
Compartilhar notícia


O Ministério das Relações Exteriores iraquiano, controlado pela coalizão, comunicou nesta quinta-feira aos diplomatas estrangeiros que eles podem ficar em Bagdá, mas será "por conta própria e assumindo os riscos".

Em uma circular enviada na quinta-feira a todas embaixadas pelo "departamento das relações", como é chamado agora pela coalizão, o ministério afirma que "os membros destas sedes diplomáticas que entrarem e ficarem no Iraque o farão por contra própria e assumindo os riscos".

"A coalizão não está em condições de oferecer os privilégios e imunidades que são concedidos normalmente a missões diplomáticas", acrescenta o texto. Cerca de 30 representações diplomáticas reabriram suas sedes na capital iraquiana, afirmou o chefe do Comitê de acompanhamento ministerial, Ghasan Husain.

"A coalizão assume de maneira geral a proteção das propriedades dos governos estrangeiros no Iraque no início das tarefas globais de manutenção da segurança no país. Entretanto, não pode garantir a segurança dos gabinetes e de seu pessoal", acrescentou o documento. Por isso aconselha a todas as embaixadas que mantenham "sua própria força de segurança em coordenação e acordo com forças da coalizão."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;