Política Titulo
Lula se encontra com a rainha da Inglaterra
07/03/2006 | 00:10
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Londres para uma visita de Estado que começa nesta terça, quando será recebido oficialmente pela Rainha Elizabeth II, no Palácio de Buckingham, e vai durar três dias. Terceiro presidente brasileiro a ser recebido com honras de chefe de Estado na Inglaterra, Lula pretende aproveitar a visita para ampliar o comércio bilateral entre os países, atualmente de US$ 4 bilhões. O montante é considerado muito pequeno, apesar do superávit em favor do Brasil, levando-se em consideração que o Reino Unido é o terceiro maior importador do mundo.

Nos encontros que terá com autoridades britânicas, Lula deverá insistir na proposta de realização de uma reunião de líderes mundiais para destravar a Rodada Doha - idéia pela qual o primeiro-ministro inglês, Tony Blair, havia demonstrado simpatia, mas em relação à qual ainda mantém reservas, por causa da subordinação da Grã-Bretanha à União Européia. Também vai reiterar a defesa da reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas. O delicado tema da morte do brasileiro Jean Charles de Menezes, morto no ano passado pela polícia inglesa, também deverá entrar na pauta das conversas.

A viagem do presidente brasileiro tem três estágios. O primeiro, muito protocolar, consiste na visita oficial de chefe de Estado. Lula e Marisa farão, em uma carruagem real, o trajeto de 10 minutos entre a embaixada brasileira e o Palácio de Buckingham, onde serão recebidos pela

Rainha Elizabeth II. Um integrantes da família real acompanha o casal presidencial brasileiro até os aposentos onde ficará hospedado.

Na mesma noite, Lula será homenageado com um banquete real, mas foi dispensado de usar o white-tie, que consiste em uma versão mais sofisticada do black tie, no qual o colete e a gravata-borboleta devem ser brancos e a casaca e as calças, negras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;