Memória Titulo Coluna
Pelos caminhos da Oliveira Lima

A mais antiga via urbana de Santo André possui referências mais que centenárias; mais recentes são os 33 pontos alinhavados por Gerson Gomes da Silva

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
17/04/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


Antes de se chamar Rua Coronel Oliveira Lima, a mais central das vias andreenses teve outras denominações, entre as quais Caminho da Vila, pois apontava para a Vila de São Bernardo. Assim, o caminho interligava a estação ferroviária ao Largo do Governo, hoje Praça Lauro Gomes, em São Bernardo.

Memória já contou: pela Oliveira Lima passaram um trenzinho e um bondinho, com seus trilhos em meia bitola, 100 anos atrás.

Mais recentemente, com o nome atual, a Oliveira Lima estendia-se ao início da Avenida Pereira Barreto, até que um bom trecho passou a ter o nome de outro coronel, Fernando Prestes.

Nos anos 1950 e 1960 a Oliveira Lima recebia moradores de São Bernardo, Mauá, Ribeirão Pires e outras cidades, pois os preços ali eram mais em conta: o metro de fazenda, material escolar, roupas e calçados, e assim por diante.

Seguem 17 pontos enumerados pelo Dr. Gerson. Amanhã, os demais (e temos certeza que o prezado leitor tem muitos outros nomes a relacionar). Façam, pois, a sua lista, prezado amigo, como o Dr. Gerson fez a sua, até para homenagear a cidade aniversariante.

- Cine Tangará

- Padaria Matinal

- Escolas Yazigi

- Discoteca Aldo

- Modas Selly

- Câmara Municipal de Santo André

- Banco Francês e Italiano

- Bar Quitandinha – do antigo Clube de Xadrez e da redação do <CF160>Correio Metropolitano</CF>.

- Calçados Galuzzi

- Lojas Riachuelo

- Casas Henrique

- Banco da Lavoura de Minas Gerais

- Lojas Inovação

- Drogan

- Funerária Menucelli

- Loja de Tecidos Parisiense

- Tobogã (depois Lojas Nippon)

ETIANOS. Lembranças dos que estudaram na Escola Técnica Industrial Lauro Gomes (ETILG), depois ETE e Etec, em São Bernardo.

Luís Consolmagno

Eletrônica – Turma de 1984

Após a formatura na ETI, fui trabalhar na Varig, já contratado como técnico em eletrônica para fazer manutenção em aeronaves. Fiz parte das equipes que inauguraram o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, em 1985. 

Pouco tempo depois, acabei chamado pela Volkswagen e comecei a trabalhar na área de manutenção elétrica, onde fiquei por dois anos. 

Com a experiência adquirida, resolvi montar, em sociedade com um amigo, uma oficina eletromecânica para automóveis, atividade que durou mais de 20 anos. 

Em paralelo com a oficina, comecei a ministrar aulas de eletricidade no Senai, onde trabalho até hoje como professor no curso técnico em eletroeletrônica.

Diário há meio século

Sexta-feira, 17 de abril de 1970; ano 12; edição 1212

Manchete – Nesta tarde, tudo depende da sorte. Nasa informava aos três cosmonautas da Apolo 13 sobre a última manobra de correção da órbita para aumentar a precisão da amerissagem.

Clubes – Esportistas não aceitam derrocada do Santo André Futebol Clube.

Editorial (sobre o anunciado fim do Santo André) – Imprensa tem costas largas

Em 17 de abril de...

1915 – Fundada a Liga de Futebol da Estação de São Bernardo, no Distrito de Santo André – a primeira que se tem notícia no Grande ABC.

1920 – A comissão encarregada de angariar donativos a favor do monumento à memória do padre Luiz Capra, no Cemitério de Santo André (hoje da Saudade), vinha obtendo grande número de assinaturas.

União das Costureiras e alfaiates delibera dividir a sociedade em duas: uma para as costureiras, outra para os alfaiates.

Joaquim Lopes da Silva, que residia na Vila de São Bernardo, muda para São Paulo.

1945 – Fundado o Independente FC, de Mauá.

Hoje

- Dia Mundial do Hemofílico ou Dia Mundial da Hemofilia. Homenagem a Frank Schnabel, fundador da Federação Mundial de Hemofilia, nascido neste dia.


Santos do dia

- Roberto de Molesques

- Aniceto, Arcangelo, Vanda, Isidora

- Aniceto. Nasceu na Síria e foi papa entre 154 e 166, ano em que foi martirizado.

Municípios brasileiros

Celebram aniversários em 17 de abril:

- Em São Paulo, Jarinu. Instalado em 17 de abril de 1949, quando se separa de Atibaia.

- No Rio Grande do Sul, Arroio do Padre, Pinhal da Serra, Santa Margarida do Sul e Taquara

- No Maranhão, Bacabal

- Na Bahia, Barro Preto

- Na Paraíba, Ibiara

- No Paraná, Maripá, Marmeleiro e São José das Palmeiras

- No Rio de Janeiro, São Sebastião do Alto

Fonte:IBGE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;