Internacional Titulo
Responsável pela 'Caravana da Morte' é libertado no Chile
Do Diário do Grande ABC
22/08/2000 | 00:19
Compartilhar notícia


O juiz Juan Guzmán Tapia, que investiga as 165 acusaçoes contra o ex-ditador chileno Augusto Pinochet, concedeu a liberdade provisória para o general da reserva Sergio Arellano Stark, principal implicado na ``Caravana da Morte' que percorreu o Chile durante o regime militar, revelaram fontes judiciais.

Caso a decisao seja confirmada pelo Supremo Tribunal, o general Arellano - que se encontra em prisao domiciliar - poderá ficar em liberdade após o pagamento de uma fiança de 2 milhoes de pesos (cerca de 4 mil dólares).

O general Arellano Stark liderou a operaçao conhecida por ``Caravana da Morte', que percorreu várias cidades do Chile e eliminou 74 pessoas, um mês após o golpe militar que levou Pinochet ao poder, em 11 de setembro de 1973. As açoes da ``Caravana' figuram em sete das 165 acusaçoes criminais contra Pinochet.

A ``Caravana da Morte', integrada por cerca de dez oficiais e tropas de assalto do Exército chileno, tinha por missao ``acelerar' os julgamentos de presos políticos, ``e nao mata-los', assegurou o general Arellano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;