Cultura & Lazer Titulo
‘Vídeo Show’ faz novas sátiras de novelas
André Bernardo
Da TV Press
25/05/2004 | 18:32
Compartilhar notícia


A equipe de produção do Vídeo Show, da Globo, procurou recriar o quarto de Cláudia Abreu em Celebridade nos mínimos detalhes. Até o roupão e a camisola, usados por Renato Mendes e Laura na noite de núpcias, eram reproduções fiéis dos originais. Para dar mais verossimilhança à cena, o diretor Mariozinho Vaz convidou até a modelo Renata Schmidt, a beldade contratada pelo editor da revista Fama para despertar ciúmes em Laura. Só faltaram mesmo Fábio Assunção e Cláudia Abreu. Em seu lugar, a dupla de apresentadores do Vídeo Show, André Marques e Angélica, em mais uma divertida sátira a cenas famosas da teledramaturgia brasileira. No mesmo dia, gravaram também como Beto e Tancinha, de Sassaricando, e Afonso e Mary Matoso, de Vamp. “Sempre quiseram que eu fizesse novelas, mas atuar sério já é outra história. Não sei se curtiria tanto. Do jeito que a gente faz, eu me divirto horrores”, diz a loura.

De fato, o clima nos bastidores do programa é de total descontração. E o grande responsável por isso é André Marques. “Todo mundo aqui se dá bem. Todo mundo sacaneia todo mundo. A gente toca o maior terror”, brinca o apresentador. Durante a gravação, Marques tira sarro até de si próprio. Ele se divertiu ao reproduzir a cena em que Renato Mendes se vinga de Laura colocando a megera para dormir num colchonete bem na noite de núpcias. E curtiu ainda mais quando teve de beijar Renata. “Como não sei dar beijo técnico, eu vou no clima, tá?”, avisou, brincalhão. Em nome do rigor na reprodução das cenas, minutos antes de gravar, a equipe se reúne para assistir à seqüência original. “Eu até que estou parecido com o Fábio, né? Um pouco mais bonito, logicamente”.

A composição de Renato Mendes e Laura até que não foi das mais trabalhosas. Mas para interpretar o hilário casal de Vamp, Afonso e Mary Matoso, de Otávio Augusto e Patrícia Travassos, por exemplo, Marques e Angélica tiveram de recorrer a figurino pesado e orelhas enormes. Nada que se compare, ressalva Marques, ao bigode do Sinhozinho Malta, personagem de Lima Duarte em Roque Santeiro. O verniz usado para aderir o bigode provocou reação alérgica no ator. “E, depois, para tirar? Foi um saco. Quase voltei para casa de bigode mesmo”, reclama. Angélica também se queixa da caracterização dos personagens. Também pudera. Quando gravou a abertura de Ti-ti-ti, trocou de peruca 18 vezes. Até hoje, ela não se esquece também do véu da Jade, que teimava em cair da cabeça. “Na hora, a gente dá uma reclamada básica mas, depois que vê o resultado no vídeo, fica orgulhoso à beça”, reconhece.

Tudo começou em agosto do ano passado, quando a Globo escalou equipes para cobrir o Dia da Independência do Brasil em Nova York. Em plena Big Apple, o diretor Mariozinho Vaz se perguntou que novela a emissora já teria gravado por lá. Quando soube que Carinhoso havia sido a primeira a ter cenas rodadas na cidade, decidiu fazer uma homenagem aos personagens Cecília e Humberto, de Regina Duarte e Cláudio Marzo. “Como deu certo, resolvemos repetir a dose”, orgulha-se, que pretende recriar, nas próximas semanas, alguma cena de O Salvador da Pátria, com Sassá Mutema e Clotilde, de Lima Duarte e Maitê Proença.

Segundo o diretor, em primeiro lugar, são escolhidos os personagens a serem satirizados. Só depois, são selecionadas as cenas que serão reproduzidas no Vídeo Show. “Optamos sempre pelas mais viáveis”, explica o diretor. Na sátira à novela Sassaricando, Vaz escolheu a cena em que Beto e Tancinha, personagens de Marcos Frota e Cláudia Raia, ficam presos no elevador. Para piorar a situação, o rapaz ainda sofre um ataque de claustrofobia. Já para fazer a abertura de Zazá, a produção levou um ultraleve para o estúdio. A seqüência seria gravada usando o efeito de chroma-key, aquele de fundo azul. “Quando eu estava gravando, o ultraleve despencou. Fiquei a poucos centímetros do chão...”, recorda Angélica. O Vídeo Show vai ao ar de segunda a sábado, sempre às 13h45, na Globo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;