Internacional Titulo
Venezuela anuncia eixo estratégico com Brasil
Por Do Diário do Grande ABC
27/02/2000 | 17:24
Compartilhar notícia


O presidente Hugo Chávez anunciou neste domingo a intençao de assinar acordos com seu homólogo brasileiro, Fernando Henrique Cardoso, durante sua visita ao país em abril para conformar um eixo estratégico que una o Brasil com o Mar do Caribe através da Venezuela.

Chávez disse em seu programa de rádio dominical `Alô Presidente!' que a visita ao país nos dias seis e sete de abril servirá para lançar o projeto interfluvial entre os rios Orinoco e Amazonas, o que daria ao Brasil uma saída para o Mar do Caribe.

"Nós vemos na aliança com o Brasil um caráter vital", disse Chávez, e ressaltou que o "Brasil e a Venezuela juntos, vao ter papel fundamental na reintegraçao da América Latina e do Caribe".

Entre os planos binacionais que serao discutidos durante a estadia de Cardoso no país, se destacam a exploraçao conjunta de gás, a ajuda agrícola, um projeto de integraçao militar entre o sul venezuelano e o sul do Brasil, e a cooperaçao em matéria educativa, informou Chávez.

Também se aprofundarao os contatos entre Caracas e Brasília para a conformaçao da `Petroamérica', uma megaempresa que poderá agrupar a holding estatal venezuelana Petróleos de Venezuela (PDVSA) e sua similar brasileira Petrobras, e que tome a frente no fornecimento de toda a América Latina.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;