Cultura & Lazer Titulo
Circo à moda antiga
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
12/08/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Comemorando 18 anos em 2009, a companhia paulistana Parlapatões, Patifes e Paspalhões apresenta hoje e amanhã, às 15h, no Teatro da Escola Senai São Bernardo, um de seus hits: o espetáculo Parlapatões Clássicos do Circo. Além de São Bernardo, a programação percorre as unidades do Sesi de Santo André e Mauá.

Criada há dois anos, a montagem reúne números circenses que perderam espaço no picadeiro moderno. Entre as mais populares está o do futebol. "Usamos uma bola presa a uma vareta para simular um jogo, com a participação do público. Os adultos também se matam de rir", atesta o diretor e ator Hugo Possolo.

Na trama, o palhaço Tililingo (cuja interpretação se dá em esquema de revezamento entre Possolo e outros atores da companhia), chega a um novo circo e encontra uma equipe desmotivada. Sugere que os amigos passem a usar técnicas antigas para arrebatar os presentes. Mas um dos palhaços, Branco, não gosta da ideia e disputará com Tililingo a liderança da trupe - além da preferência da plateia.

A próxima parada do espetáculo é em Santo André, sábado (15) e domingo (16), às 16h. Em Mauá, os Parlapatões se apresentam nos dias 22 e 23, também às 16h.

MATURIDADE - Marcando as comemorações da maioridade, os Parlapatões decidiram também percorrer territórios ainda inexplorados e acabaram caindo nos temas políticos. Bem distante, portanto, de todo caminho traçado até então.

A companhia acaba de estrear o espetáculo O Papa e a Bruxa, baseado em texto do dramaturgo italiano Dario Fo. "Ele tem uma identidade muito parecida com a nossa. É bastante provocativo, mas não é panfletário. O humor, é claro, está muito presente", ressalta Hugo Possolo.

Escrito no fim da década de 1980, o texto remonta uma tarde em que o Papa (personagem provavelmente inspirado no papa João Paulo II, morto em 2007) tem diversos compromissos que não consegue cumprir por culpa de uma forte dor nas costas. Nada dá jeito, até que uma freira, que acaba de voltar da África, demonstra ter habilidades fora do alcance da medicina. Logo, é acusada de ser feiticeira e expulsa do Vaticano.

A possibilidade de ampliação dos temas se deve a um momento muito feliz em termos de incentivos, explica Possolo. "Conquistamos alguns prêmios (como o Proac, do governo do Estado) e estamos com condições bacanas. Evidentemente você é criativo em tempos de crise, mas na tranquilidade você consegue aprofundar o seu trabalho. E foi o que fizemos. Demorou, mas valeu a pena. É uma grande montagem, com dez atores em cena". O espetáculo deve ficar em cartaz no espaço dos Parlapatões, na Praça Roosevelt, até 2011.

Mostra Sesi de Teatro Infantil 2009 - Parlapatões Clássicos do Circo Hoje e amanhã, às 15h. No Teatro da Escola Senai São Bernardo - Av. José Odorozzi, 1.555 - bairro Assunção. Tel.: 4109-6788 ramal 215. Entrada franca. Retirar ingressos com uma hora de antecedência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;