D+ Titulo
Jardins comestíveis
Por Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
16/08/2009 | 07:04
Compartilhar notícia
Thales Stadler/DGABC


Colher um tempero fresco para fazer o jantar. Pegar uma laranja no pé e saborear o suco natural. Essas práticas, comuns apenas no Interior, estão mais perto do que imaginamos. Inspirados nos edible gardens, ou jardins comestíveis, moda lançada nos Estados Unidos, algumas empresas brasileiras têm difundido a ideia no mercado imobiliário.

Uma das adeptas à prática é a primeira-dama dos Estados Unidos Michelle Obama, que comanda uma campanha de incentivo aos jardins comestíveis. Lá, além dos frutos e hortaliças, a ideia encheu o bolso dos jardineiros. O paisagista Roberto Burle Marx, em meio às suas obras de arte, gostava de cultivar plantas que podiam ser vistas também, depois, nos pratos.

Conceito - Em vez de plantas ornamentais, que consomem água, tempo e apenas servem para enfeitar, os difusores do conceito preferem fazer pomares e herbários, que, além de belos, são produtivos. "Se tenho espaços verdes, onde vou ter plantas ornamentais, por que não trazer as que tenham a ver com o dia a dia das pessoas?", questiona Luiz Fernando do Valle, presidente da Ecoesfera Empreendimentos Sustentáveis.

Ele cita como exemplo o filme infantil Wall-e, em que o mundo vira um caos, por conta do lixo e ar poluído, o que leva os seres humanos a morarem em uma nave espacial. "Com pequenas iniciativas, podemos trazer um pouco de vida para as cidades."

Valle explica que geralmente o método é aplicado em condomínios em construção e, depois, a empresa presta uma assessoria para ajudar os moradores a cultivarem as plantas. O que não impede que qualquer pessoa possa adotar o conceito e ter em um vaso salsinha, cebolinha e até manjericão. O resultado? Temperos frescos e mais saborosos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;