Automóveis Titulo
Jetta Variant: muito mais que uma simples perua
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
06/04/2011 | 07:02
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Isso é carro de dondoca casada com marido rico, saca? Aquela que leva as crianças pra escola, vai à academia e almoça com as amigas no shopping", disse um conhecido - com pesado teor de preconceito - ao se deparar com a Volkswagen Jetta Variant no estacionamento da quadra de futebol.

Partindo de R$ 85.990, a station wagon fabricada no México oferece muito mais que espaço para carrinho de bebê, cadeirinha e sacolas de compras. A Jetta Variant entrega desempenho, conforto, requinte e tecnologia de ponta.

Equipada com motor 2.5 (gasolina) de 170 cv a 5.700 rpm e torque de 24,5 mkgf a 4.250 rpm, a perua está em plena forma. As acelerações e retomadas são vigorosas e seguras. E muito se deve à transmissão automática Tiptronic de seis velocidades, que não inibe a melhor performance do propulsor. Não à toa o modelo chega a 100 km/h em 8,9 segundos e à velocidade máxima de 205 km/h, mesmo com seus 1.477 quilos.

Destaque para a manobrabilidade. Firme, sem ser desconfortável, o acerto da suspensão possibilita condução esportiva. Fazer curvas em alta velocidade, mesmo em piso irregular, é tarefa fácil para os 4,53 metros da station. A impressão é a de estar sobre trilhos. Louvemos a tecnologia, como os controles de tração (ASR) e estabilidade (ESP), além de freios ABS com bloqueio eletrônico do diferencial (EDS) como itens de série.

A Jetta Variant é recheada. São seis air bags (frontais, laterais e tipo cortina), ar-condicionado automático de duas zonas, direção eletro-hidráulica, controlador de velocidade, bancos de couro (bege ou preto), rodas de liga leve aro 17 (com pneus 225/45 R 17), travas e vidros elétricos, faróis de neblina, sensor de estacionamento traseiro e rádio CD player com MP3 (tela sensível ao toque) e dez alto-falantes.

Apesar de bem equipada, a lista de opcionais oferece itens interessantes, mas caros. Destaque para o teto solar panorâmico (R$ 5.845), sensor de chuva (R$ 990), faróis de xenon direcionais com regulagem automática de altura (R$ 4.190) e a cereja do bolo, o Park Assist (R$ 3.765) - sistema que mede a vaga e ajuda, esterçando o volante, a fazer perfeitamente a baliza (agrega câmera traseira). Volante multifuncional com shift paddle (R$ 1.455) e conexão para iPod (R$ 890) também são ofertados. Completa, a Jetta Variant - com pintura perolizada (R$ 1.500) - custa salgados R$ 104.625.

Com acabamento de boa qualidade - peças emborrachadas, plásticas e detalhes cromados com encaixes perfeitos e sem rebarbas -, a perua tem requinte. Com regulagem completa da coluna de direção e de altura dos bancos (ajuste lombar elétrico), a ergonomia é ideal. Ponto positivo para o acesso aos comandos e a fácil leitura do painel de instrumentos e do computador de bordo.

Com a chegada do novo Jetta (sedã), o design da station ficou defasado, apesar de ter ganhado novo conjunto óptico em março de 2010. Espaço tem de sobra. São 2,57 metros de distância entre os eixos e 505 litros de porta-malas.

Resumindo, o conhecido que classificou a Volkswagen Jetta Variant como ‘carro de dondoca endinheirada', perdeu excelente oportunidade de ficar calado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;