Nacional Titulo Grão
Espelta: pouco conhecido, mas muito antigo
16/08/2011 | 00:00
Compartilhar notícia



Fonte de vitaminas B (riboflavina, niacina e tiamina), contém também ferro e cobre, a desconhecida Espelta, ou trigo vermelho (triticum spelta) é uma espécie da família das gramíneas, próxima do trigo. Primeiro grão usado para fazer pães, é citado até na Bíblia. Foi amplamente consumido em algumas localidades da Europa, desde a Idade do Bronze até a Idade Média, mas teve o consumo bem reduzido com o decorrer dos anos, sendo cultivado apenas em alguns países na Europa Central em especial na Itália, onde é conhecida como "farro". A Alemanha e a Suíça são hoje os seus maiores produtores.

Contém aproximadamente 57,9% de carboidratos, 17% de proteínas e 3% de gorduras. De sabor intenso e característico, o trigo espelta é chamado de o "trigo rústico" e é também rico em fibras e fósforo. Os grãos podem ser usados no preparo de saladas e no arroz, auxiliando assim para uma alimentação equilibrada e saudável.

Por Solange Bagdadi




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;