Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Memória
>
COLUNA
E uma imensa bandeira tremulou no Vale do Rio dos Meninos

A homenagem ao pavilhão nacional no seu dia reuniu ontem, ao meio-dia, as várias tropas que formam o TG de São Caetano, atiradores de outros tempos, autoridades, autonomistas e o Gama (Grupo de Amigos do Movimento Autonomista). Só faltou o prefeito José Auricchio Júnior

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
20/11/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


O 19 de Novembro é o único dia em que o pavilhão nacional é hasteado ao meio-dia, e não no horário habitual, às 8h da manhã. 

-----

Foi um lindo início de tarde. E o Dia da Bandeira ganhou a importância de outros tempos, num congraçamento na sede do Tiro de Guerra de São Caetano, às margens do Ribeirão dos Meninos.

Luiz Romano, da turma de 1970, trouxe o seu quepe e uma flâmula herdada do pai, o massagista Mário Romano, lembrança da turma de 1962. Mauricio Picolo, o mais antigo ex-atirador presente (turma de 1965) participou da cerimônia de incineração de bandeiras.

O Gama discursou. Dois líderes autonomistas foram homenageados. O tenente Alírio Vilas Boas hasteou a bandeira no início da cerimônia – ele que foi instrutor-chefe do mesmo TG entre 1988 e 1992. A Fundação Pró-Memória marcou presença.

O atual instrutor-chefe, subtenente Alessandro Messias de Oliveira, comandou a recepção. E um novo encontro já está marcado para o Dia da Bandeira de 2020.

Diário há 30 anos

Domingo, 19 de novembro de 1989 – ano 32, edição 7227

História – Do golpe às eleições, um período de arbítrio. 

Reportagem do jornalista Rafael Guelta, editor de Assuntos Metropolitanos do Diário, que escreve:

Do início do regime militar, em 1964, até a promulgação da atual Constituição, em 1988 – que devolveu o direito do voto direto para presidente – o País atravessou anos de turbulência política e falta de legitimidade.

Foram editados 14 atos institucionais, de exceção, entre eles o AI-5, de 1968.

Economia – Shopping Mappin Santo André completa e comemora dois anos.

Nota – Trata-se do atual Shopping ABC, localizado no início da Avenida Pereira Barreto, em Santo André, no espaço anteriormente ocupado pela Casa Publicadora Brasileira.

A CPB, uma das primeiras grandes empresas da região, hoje tem sede na cidade de Tatuí, Interior de São Paulo.

São Bernardo – O lixo invadiu um trecho de dois quilômetros de extensão na Estrada das Voltas, que dá acesso ao lixão do Alvarenga.

Em 20 de novembro de...

1914 – Encontrado morto em uma estrada de rodagem do Alto da Serra, Antonio Cerca, 26 anos. As primeiras investigações indicam que tenha sido assassinado por um chacareiro, que se encontrava foragido.

Pandiá Calógeras assumia o Ministério da Agricultura, no governo Wenceslau Braz.

Nota – Calógeras, alguns anos depois, mudaria para a região e aqui abriria uma indústria em Santo André.

1919 – Em ato realizado no Fórum Civil de São Paulo, foram apurados os votos para escolha dos juízes de paz dos municípios da Capital, Cotia, Guarulhos, Juqueri, Santo Amaro, São Bernardo, Itapecerica e Parnaíba.

Os juízes de paz eleitos em São Bernardo foram:

- Sede (Vila de São Bernardo): João Baptista de Azevedo Marques, 80 votos; João Basso, 76; João Baptista de Almeida, 74; suplentes: José Loto, seis; Antonio da Nóbrega Albuquerque, quatro.

- Paranapicaba: Henrique Fernandes, 44 votos; Antonio Pires, 39; José Maria de Figueiredo, 30; suplentes: Manuel Ferreira Loureiro e Guilherme Pinto Monteiro, três votos cada.</CW>

- Ribeirão Pires: João Carpinelli, 18 votos; Domingos Benevenuto, 16; Feliciano José da Silveira, 15; suplentes: Marcelo Marcolino, quatro; Innocencio Felizardo e João Franco, dois votos cada.

- Santo André: Paulino Brasilio de Lima, 140 votos; Luiz Lobo Júnior, 122; José Luiz Flaquer Júnior, 120; suplentes: Benedicto Firmo de Lima, 20; Vicente Januário de Angelo, 18.

- São Caetano: Antonio Barile, 65 votos; Carmine Perrella, 59; Francisco Ovídio de Figueiredo, 55; suplentes: Silvério Perrella, 20; João Dell’Antonia, 14.<TB>

1959 – ONU aprova a Declaração Universal dos Direitos da Criança.

Santos do dia

- Felix de Valois (França, Paris, 1127 – Cerfroid 1212). 

- Sacerdote. Fundou a Ordem da Santíssima Trindade para a Libertação dos Cristãos ou ‘Padres Trinitários’.

- Otavio e seus companheiros Adventor e Solutor

- Ambrósio de Camaldoli

- Edmundo (rei e mártir)

Municípios brasileiros

Celebram aniversários em 20 de novembro:

- Em São Paulo, Auriflama

- Na Bahia, Anguera

- No Mato Grosso, Ponte Branca

Fonte:IBGE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.