Setecidades Titulo Trânsito
São Bernardo instala lombadas na Av. Kennedy
Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
30/03/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


A Prefeitura de São Bernardo instalou nesta semana três lombadas na rotatória da Praça Ibrahim de Almeida Nobre, no início da Avenida Kennedy, no Jardim do Mar. O objetivo é evitar acidentes no local, que tem grande fluxo de veículos em razão do acesso ao trevo do km 18 da Via Anchieta e às avenidas das Nações Unidas e Lucas Nogueira Garcez, no mesmo bairro. Segundo a Secretaria de Transportes e Vias Públicas, a área apresenta alto índice de colisões, principalmente traseiras e laterais.

Com os obstáculos, a administração municipal espera forçar os motoristas a respeitarem o limite de velocidade na rotatória, de 40 km/h. Dessa forma, a entrada na praça a partir das vias do entorno será facilitada. Isso porque, antes das alterações, o acesso à rotatória dependia de ‘negociações' entre os condutores, e a prioridade a quem vinha das avenidas adjacentes era dificultada pelo excesso de veículos.

Nos horários de pico, agentes de trânsito atuam no local para organizar o fluxo, bloqueando momentaneamente a passagem de quem já está na rotatória. A operação tem o intuito de desafogar as vias que desembocam na praça, onde fica localizado o prédio do antigo Best Shopping.

A instalação das lombadas no local seguiu o modelo adotado na Praça Giovanni Breda, no bairro Assunção, que também é conhecida como Área Verde.

Durante a semana, o Diário solicitou à administração informações sobre outras possíveis medidas de segurança viária a serem implementadas no entorno, mas a assessoria de imprensa da Prefeitura negou os pedidos de entrevista.

Recentemente, a secretaria instalou lombada em outra via do Jardim do Mar. O obstáculo foi colocado na Rua Java, em frente à Faculdade de Direito. Assim como na Praça Ibrahim de Almeida Nobre, o objetivo do equipamento é evitar acidentes, no caso atropelamentos de alunos da instituição de ensino.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;