Economia Titulo
Para Mantega, medida traz alívio ao Brasil
23/01/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta terça-feira que o corte de 0,75 ponto percentual no juro americano vai trazer alívio aos mercados, mas não deve interromper a crise.

Para ele, as turbulências tendem a continuar pelos próximos meses porque as perdas geradas pelos financiamentos imobiliários nos EUA ainda não foram totalmente absorvidas pelos mercados.

“Enquanto não houver uma absorção das perdas, nós não teremos a digestão desta crise. É uma bolha que ainda está se dissipando”,

Mantega reafirmou a projeção de crescimento de 5% da economia em 2008. “Se houver alguma coisa internacional mais forte, poderá haver uma pequena desaceleração aqui, mas aposto no crescimento robusto da economia brasileira”, disse.

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, foi ainda mais enfático em dizer que a economia dos EUA passa por uma desaceleração. “Não acredito, de forma alguma, em recessão nos Estados Unidos”, disse. Segundo ele, a decisão do Fed mostra que o BC norte-americano “não está para brincadeira” e, por isso, a economia daquele país deve reagir antes de entrar em recessão. “É uma dose fortíssima”.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;