Cultura & Lazer Titulo Gratuito
Fim de semana tem coral e orquestra
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
26/06/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


Com homenagem à bossa nova de Johnny Alf e concerto que contempla peças de compositores tão diversos quanto Ludwig Van Beethoven (1770-1827) e José Pablo Moncayo (1912-1958), o Coral Municipal e a Orquestra Sinfônica de Santo André têm na agenda do fim de semana duas apresentações gratuitas cada. Três das performances serão realizadas no Teatro Municipal: o coral sobe ao palco amanhã, às 20h, e a formação, no sábado e no domingo, no mesmo horário. Também no sábado, o coro se apresenta no Teatro Popular do Sesi, na mesma cidade.

Para a homenagem ao pianista carioca, considerado o pai da bossa nova, ao conjunto de cerca de 70 vozes se integrará ao Coral Infantil do Sesi, com igual número de componentes. "Johnny estará no palco para a homenagem. Vamos cantar Eu e a Brisa (principal sucesso do compositor). Ele não se sentiu à vontade para tocar desta vez", afirma o maestro Roberto Ondei, diretor de ambos os corais e do coro de funcionários do Hospital Estadual Mário Covas, onde Alf realiza reabilitação.

No fim de maio, o cantor Toquinho realizou no auditório do local um show em benefício ao tratamento do pianista, que acompanhou as vozes tocando ao piano. O compositor mora atualmente em uma casa de repouso em Santo André.

Além da homenagem à Alf e, conseqüentemente, aos 50 anos do estilo que ainda é referência de música brasileira no Exterior, o concerto vocal tem mais dois temas: o centenário da imigração japonesa, com peças cantadas no idioma, e os 120 Anos da Abolição da Escravatura, celebrado no mês passado, representada pela canção Negro Espírito.

A apresentação no Teatro do Sesi, que não contará com a presença de Alf, será às 20h.

Sinfônica - Para os concertos deste mês da Orquestra Sinfônica, o maestro titular Flavio Florence escolheu o Concerto nº 1 em Dó Maior para Piano e Orquestra, de Ludwig Van Beethoven. O solista é o pianista português Adriano Jordão.

Após o intervalo, seguem o poema sinfônico Uma Noite no Monte Calvo, do russo Modest Musorgsky (1839-1881), a peça de inspiração folclórica Huapango, do mexicano José Pablo Moncayo, e a famosa Suíte do Balé Estancia, de autoria do argentino Alberto Ginastera (1916-1983).

De acordo com o maestro Roberto Ondei, Florence assistirá à apresentação do coral pela primeira vez amanhã. "Ele esteve afastado (o maestro titular da Sinfônica passou por cirurgias em abril) e não pôde acompanhar. Mas a idéia é que desenvolvamos projetos em conjunto", afirma.

A Sinfônica realiza concerto em Campos do Jordão em 12 de julho e, no dia seguinte, chega ao Festival de Inverno de Paranapiacaba. O Coral Municipal se apresenta no mesmo dia.

Coral Municipal de Santo André - Amanhã, às 20h, no Teatro Municipal - Praça IV Centenário, s/nº, Centro. Tel.: 4433-0789 e no sábado, às 20h, No Teatro Popular do Sesi - Praça Armando de Arruda Pereira, 100. Tel.: 4433-0789. Entrada franca (ingressos disponíveis uma hora antes). Orquestra Sinfônica de Santo André - Sábado e domingo, às 20h. No Teatro Municipal. Entrada franca (ingressos disponíveis uma hora antes).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;