Memória Titulo Memória
Reencontros industriais
Por Ademir Medici
20/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Elas trabalhavam no laboratório de controle da Rhodiaceta, em Santo André. Na chefia, dona Piedade. Não se viam há décadas. E resolveram se reencontrar. Rolou emoção...

Conta Marlene Nunes: “Estava à procura de algumas amigas que se perderam no tempo. Depois de quase 50 anos, encontrei várias”.

E o reencontro aconteceu sábado último, num dos prédios do INPS, em Vila Guiomar, Santo André.

1 – Dona Piedade está hoje com 82 anos. Infelizmente, não pôde participar.

2 – Tereza de Jesus veio de longe só para participar. Hoje reside em Votuporanga, interior de São Paulo.

3 – Todas as demais, nascidas nos mais diferentes lugares, continuam a residir em Santo André. A cidade cresceu e se transformou. Mas, graças ao milagre da memória, elas puderam se reencontrar e colocar em dia a prosa.

OS QUÍMICOS

As mulheres da Rhodiaceta reuniram-se no sábado. No domingo (14), foi a vez da turma da manutenção da Rhodia Química. A foto, tirada na Avenida das Nações, em Capuava, traz a parte maior dos participantes. Mas várias mulheres estiveram presentes, entre outros convidados.

Da foto, um dos organizadores, Edgar Sebastião Batista, faz a identificação: José Liberato e Miyuki Okayama (os dois outros coordenadores), engenheiro Jaime Batista, chefe da turma, José Tosin, José de Lima Martins, Manoel Aldon, Valdir, Ocelio Fernandes, José Otavio Dutra, Maurilio Marasca, José Marcilio de Morais, Wilson Otti, Alexandre Corso, Antonio Augusto Donato, Rubens, Antonio “soldador”, Edmilson, Denílson Reis Lazarini, Aparecido, Donizete e Tonhão “da Remoção”.

O transmissor da Vila Liviero

Texto: Milton Parron

Pioneiros da área técnica da Rádio Bandeirantes, os primos Vicente e Euclides Demarco contam como era a aventura de trabalhar no transmissor da Vila Liviero, próxima ao Grande ABC, onde está até hoje o transmissor da Band AM.

Era uma via-crucis. Afastados de tudo, não tinham nem onde comer e precisavam levar marmita e esquentar no próprio local de trabalho.

Os primos falam, também, das dificuldades das transmissões esportivas em 1938/39, no Estádio Palestra Itália. Levavam os equipamentos de transmissão no porta-bagagem da bicicleta. Era o veículo que dispunham, duas ou três bicicletas.

Outro entrevistado, Antonio Terra Neto, foi quem montou os transmissores e toda a base técnica da Bandeirantes e, anteriormente, da Rádio Cruzeiro do Sul. Explica como era a legislação federal da época no que diz respeito à radiodifusão.

Tudo isso ilustrado com trechos de programas daqueles tempos.

Não é preciso dizer que as entrevistas eu fiz 15 anos atrás.

Todos já são falecidos, menos eu, por enquanto.

Nas Ondas do Rádio

Viagem no tempo, com Marcelo Lopes Duarte. Vinte e quatro horas por dia na internet: www.viagemnotempo.net . Aos sábados e domingos, o melhor do flashback, com canções populares brasileiras e internacionais; de segunda-feira a sexta-feira, o melhor da música instrumental. E mais: fotografias e ‘notícias no tempo’.

Estadão AM (700) e FM (92,9) – Estadão Acervo – Uma homenagem ao centenário de nascimento de Lupicínio Rodrigues, compositor, chamado de ‘O rei da dor de cotovelo’; 25 de setembro, Dia do Rádio, data para relembrar antigos programas da Nacional do Rio; a carreira e os sucessos de Ray Charles. Apresentação: Geraldo Nunes. Hoje, às 6h; amanhã, às 7h.

Rádio ABC (1570) – Causas Nobres. Entrevista ao vivo com Vanderlei Antonio Retondo, relações públicas da Associação Criança Cidadã, de Santo André. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje, por caso do horário eleitoral, às 14h.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. Tempos heroicos do rádio. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

Missa em italiano

Amanhã, ao meio-dia, será celebrada uma nova missa em italiano na Basílica Nossa Senhora da Boa Viagem, a eterna Matriz de São Bernardo.

News Seller há 50 anos

Domingo, 20 de setembro de 1964 – ano 7, nº 332

Manchete – Mantida pelo Tribunal de Justiça a integridade de Santo André

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 20 de setembro de 1984 – ano 27, nº 5227

Primeira Página – São Bernardo firma convênio com o Estado. Trinta e sete salas de aula serão construídas. Repórter fotográfico Alberto Murayama fotografa o prefeito em exercício, Walter Demarchi, de dedo em riste no secretário de Educação do Estado, Paulo Renato Costa Souza. A seu lado, o vereador Mauricio de Castro e a secretária municipal de Educação, Dulce Donadelli Pinto.

Em 20 de setembro de...

1900 – Fundada a Sociedade Italiana de Mútuo Socorro Savóia, hoje Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira de Santo André.

1914 – A guerra. Manchete do Estadão: o supremo conflito da campanha francesa; o ataque heróico das posições alemães pelos ingleses.

Futebol em São Caetano: o Rio Branco recebe a equipe do Anita Garibaldi, de São Paulo.

Hoje

- Dia do Coletor de Lixo

- Dia do Engenheiro Químico

- Dia da Revolução Farroupilha

- Dia do Gaúcho

- Dia do Funcionário Público Municipal de São Paulo

- Dia do Policial Civil

Santos do dia

- Na estampa, Santo André Kim Taegon, coreano. Em 1846 tornou-se mártir com outros 102 coreanos.

- Paulo Chong Hasang

- Francisco Maria

Municípios Paulistas

Aniversário hoje de Itapeva e Ipauçu.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;