Política Titulo Novo comando
Auricchio diz que Pasta
é espaço ao Grande ABC

Ex-prefeito de São Caetano assumiu a Secretaria Estadual
de Esporte, Lazer e Juventude no Palácio dos Bandeirantes

Por Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
15/01/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


O ex-prefeito de São Caetano José Auricchio Júnior (PTB) tomou posse ontem como secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, no Palácio dos Bandeirantes, e disse que sua nomeação abre espaço para valorização de quadros da região no primeiro escalão do governo Geraldo Alckmin (PSDB). "É natural. Toda vez que abre um posto estratégico o Grande ABC é lembrado."

Alckmin reforçou a relevância econômica da região e avaliou a indicação do petebista como positiva. "O Grande ABC é uma das regiões mais importantes de São Paulo. É uma colmeia de trabalho e grande parque industrial de inovação, tecnologia e desenvolvimento. Então (Auricchio) representará muito bem a região."

Cotado para liderar uma linha de frente contra os petistas nas sete cidades visando a reeleição de Alckmin em 2014, Auricchio, junto ao governador, negou conotação política do posto. "Não tem relação com 2014, isso é trabalhar em benefício da população", disse Alckmin. "A informação que tenho é de fazer mutirão de trabalho. A missão é trabalho, não há nenhuma frente antiPT. Isso é extemporâneo e fora da alçada do governo", desconversou o petebista.

A entrada de Auricchio no primeiro escalão reforçou o pacto do governo paulista com o PTB, relação que vinha arranhada desde a eleição municipal, quando a sigla optou por se lançar como vice do ex-prefeiturável derrotado Celso Russomanno (PRB). "A indicação é técnica. Naturalmente que toda indicação tem um viés político-partidário, mas isso não tenho como informar porque não é do meu conhecimento", despistou Auricchio.

Durante a cerimônia que recolocou um representante da região no secretariado paulista - o último foi Fernando Longo na Pasta de Turismo, que se desligou em 2007 -, Alckmin exaltou a capacidade de gestão de Auricchio e alguns feitos em seus oito anos de administração em São Caetano (2005-2012). "Lá criou o Centro de Excelência de Atletismo, representado aqui pela Maurren Maggi (medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, no salto em distância). É bom gestor, tem até um livro publicado para a melhor idade envelhecer com qualidade de vida."

A mesa oficial da posse contou com as presenças dos ex-governadores José Serra (PSDB) e Paulo Maluf (PP) e dos presidentes da CBF, José Maria Marin (PTB), e Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero. Pela região, o ato foi prestigiado por seis prefeitos: somente o sucessor do petebista, Paulo Pinheiro (PMDB), não compareceu e alegou compromisso profissional.

 

Legado

A assessoria de Pinheiro divulgou ontem balanço da "real situação" dos esportes herdada de Auricchio em São Caetano. O Paço disse que o setor está endividado em R$ 2,4 milhões referentes ao atraso nos dois últimos meses no pagamento dos vencimentos de atletas de alto rendimento. E ainda destacou falta de manutenção nos equipamentos públicos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;