Cultura & Lazer Titulo TV Cultura
Concurso em concerto
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
30/09/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Para descobrir talentos, estimular o acesso do público a obras clássicas, e dar chance aos músicos do País a prosperarem com sua arte, a TV Cultura lança mais uma temporada de "Pré-Estreia", que começa hoje, às 16h, e prossegue durante todo domingo, no mesmo horário, até o dia 16 de dezembro.

Com apresentação do maestro João Maurício Galindo e de Roberta Martinelli, o programa, ao longo das próximas 12 semanas, vai mostrar artistas de música de concerto concorrendo a prêmios em dinheiro, aulas na Juilliard School, em Nova York, e série de apresentações na Temporada 2013 de concertos do Sesi.

Foram 100 inscrições. Selecionados, 18 solistas (instrumentistas ou cantores) e seis conjuntos de câmara disputam o concurso.

Importante característica do projeto é permitir que formações musicais se apresentem. Com poucas orquestras, excesso de bons músicos e a falta de apoio e interesse para a música clássica, os conjuntos são uma solução que permite mais oportunidades profissionais e ampliação de repertório.

Curioso é que ainda assim foi abaixo do esperado o número de grupos inscritos no programa.

"A gente esperava mais inscrições. Muitos estudantes não têm o hábito de formar um grupo. Começam a ganhar um dinheirinho tocando em festa, o que por um lado é bom, mas atrapalha, pois fica difícil investir, encontrar músicos, marcar horários para ensaiar. Falta conscientização e estímulo de muitos professores em apostar nos conjuntos", considera Galindo, também diretor artístico da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado e regente da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí.

Além da oportunidade de abrir caminhos para os jovens músicos, o programa, segundo o maestro, tem a premissa de resgatar no público o hábito de se deleitar com música de concerto de qualidade.

"Fazemos a nossa parte. Não temos pretensão de resolver o problema, que é muito grande e envolve várias questões, uma delas é que os grandes meios de comunicação abandonaram a música clássica. A televisão deixou isso de lado. E o público, que muitas vezes faz dela sua principal fonte de abastecimento cultural, acaba desconhecendo essa arte."

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;