Política Titulo
Na reta final, Marinho busca o voto útil

Nos bastidores comenta-se que o candidato à releição em São Bernardo quer bater o índice histórico com antecessor, William Dib, que em 2004 atingiu ma

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
29/09/2012 | 06:21
Compartilhar notícia


 

Embora reconheça a possibilidade de ser reeleito no primeiro turno, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), espera contar com o chamado voto útil para ampliar a vantagem sobre os concorrentes.

O voto útil é caracterizado pelo eleitor que tem preferência por um candidato mas deposita o sufrágio em quem lidera as pesquisas eleitorais. Desse modo, não ‘desperdiçaria' o voto escolhendo um pleiteante que tende a ser derrotado.

"No fim das eleições muita gente reflete sobre o voto. Uma parcela de cerca de 10% do eleitorado pensa assim. Muito eleitor fica esperando o último momento para não jogar o voto fora", disse Marinho, que ontem visitou uma empresa de tecnologia especializada em eletrônica de automóveis, no bairro Cooperativa.

Desse modo, o petista, líder nas três pesquisas de intenções de votos publicadas pelo Diário, almeja conquistar também o apoio dos indecisos e daqueles que cogitam anular o voto.

Nos bastidores, comenta-se que o objetivo do prefeito é superar a margem alcançada por seu antecessor, William Dib (PSDB), que em 2004 obteve a maior vantagem da história da cidade, derrotando o deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT). O tucano, à época no PSB, conquistou 76,37% dos votos válidos, contra 22,88% do petista.

Com a situação confortável, Marinho já está atuando como cabo eleitoral dos correligionários do Grande ABC. Após fazer atividade conjunta com o prefeito de Diadema e candidato à reeleição, Mário Reali, anteontem, o chefe do Executivo participa hoje de caminhada com o prefeiturável de Santo André, Carlos Grana. amanhã, ele estará em Rio Grande da Serra, ao lado de Claudinho da Geladeira (PT).

 

REJEIÇÃO

Mesmo liderando com folga as pesquisas eleitorais, Marinho reconhece que há uma parcela do eleitorado que rejeita a sua reeleição e que dificilmente vai converter o voto a seu favor faltando oito dias para a votação.

"Tem gente que reconhece que o meu governo é bom, mas fala que não vai votar em mim. Tenho que respeitar, é um direito do eleitor. Você não vai gastar energia se não vai resolver, então parte para (conquistar) outro (eleitor)", considerou.

 

OBRAS VIÁRIAS

Durante a visita à empresa de tecnologia, Marinho mencionou as intervenções viárias que pretende fazer no segundo mandato, que beneficiarão também o setor industrial.

"O grande pedido dos empresários dessa região é a obra que vamos fazer, que é a duplicação da (Avenida) Samuel Aizemberg, para melhorar o trânsito", explicou.

Segundo o prefeito, boas condições de logística e infraestrutura favorecem aos empresários se manterem competitivos no mercado e instalados na cidade.

"Evidente que se houver um incentivo (fiscal) ajuda o empresário, mas o que ele precisa é de boas condições para produzir e transportar seus produtos", disse o petista, que visitou também uma empresa metalúrgica.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;