Setecidades Titulo Concurso
Amizade influencia consumo de álcool

Jovens usam a criatividade para escrever sobre o tema no Desafio de Redação

Caroline Garcia
Especial para o Diário
19/09/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Andar com amigos que bebem é o principal motivo que leva adolescentes a ingerir álcool desde cedo. A opinião é dos estudantes de São Bernardo que participaram do segundo dia do Desafio de Redação.

"O jovem acaba se sentido pressionado a beber para se encaixar no grupo", disse Iago Martins Ferreira, 12 anos, aluno do 7º ano do Ensino Fundamental do Sesi, no bairro Assunção.

Foi o que aconteceu com Luana Caroline Santos, 18, estudante do 3º ano do Ensino Médio da EE Metalúrgico Luis dos Santos, no Parque Seleta. "Morei por um ano fora de casa e fui no embalo dos amigos. Bebo quando vou a festas, e só cerveja."

A mãe de Luana a aconselhou a parar. "Ela vive falando que eu vou morrer por causa disso". A estudante já ficou bêbada uma vez. "E para nunca mais. Foi horrível". Apesar de ainda consumir álcool, Luana sabe os prejuízos e consequências, tanto que a redação que produziu, em forma de soneto, foi sobre isso.

Mesmo não saindo muito em baladas e nunca ter experimentado bebida alcoólica, os pais de Vinícius Vasconcelos Lupini, 15 anos, orientam o filho a nunca beber nada do copo de ninguém. "Mesmo quando for água. Eles me falam para comprar o meu porque alguém pode ter colocado alguma droga dentro e ter me oferecido."

Para a estudante também do mesmo ano da escola, Aymara da Silva Santos, 14, além dos amigos, outros fatores influenciam o consumo do álcool. "Mesmo tendo diminuído na televisão, os comerciais de bebida sempre são os mais chamativos e mostram que todo mundo fica feliz quando bebe".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;